Não é de hoje que as redes sociais têm desempenhado um papel importante no marketing digital. Seja por empresas ou pessoas, essas plataformas são utilizadas para alcançar o reconhecimento dos demais usuários.
E convenhamos, produzir conteúdo para uma audiência cada vez mais exigente e ávida por novidades não é fácil. Porém, é possível elaborar uma estratégia bem sucedida, com uma ferramenta quase mágica: os dados.
Mas você sabe entender o que eles estão te dizendo? É exatamente sobre a interpretação desses dados que vamos falar agora, além de algumas ferramentas potentes que vão te ajudar nessa análise.
De forma simples, o social analytics é o processo de coletar e analisar todos os dados gerados pelas redes sociais de uma empresa ou pessoa.
Essa análise é feita por meio da mensuração e interpretação das interações, como curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outras.
Com o social analytics você também consegue traçar o perfil do público que te acompanha e a persona do seu negócio. Isso pode ser feito tanto usando as ferramentas das próprias plataformas quanto ferramentas externas, que falaremos mais sobre adiante.
Imagine que você fará uma viagem de carro. Porém, não analisou nenhum dado do seu trajeto, como as condições climáticas e da pista, se existem postos de combustível, a distância, etc. A viagem será muito mais difícil e desgastante, não é?
O mesmo acontece nas redes sociais quando não analisamos os dados. É como se seguíssemos por um caminho escuro sem saber direito para onde estamos indo. Por isso, o social analytics é crucial para definir estratégias e corrigir rotas.
A criação de relatórios é fundamental para entender o comportamento do público e como ele tem reagido ao seu conteúdo. Mas, também, é uma ferramenta poderosa na análise de tendências e até mesmo da concorrência.
Dessa forma, é possível definir as melhores estratégias a serem adotadas para fazer o seu perfil se destacar, criando conexão com os clientes e atingindo melhores resultados.
Agora que você entendeu o que é social analytics e a sua importância, é preciso saber como interpretar os resultados. Por isso, vamos começar com algumas métricas gerais que você deve analisar.
Antes de mais nada, é preciso entender que essas métricas variam de rede social para rede social, mas algumas das mais comuns são:
Mas aqui, mais importante que analisar puramente a métrica, é entender como ela é relevante para o que você quer analisar e se faz sentido dentro daquilo que você planejou.
Parece meio confuso, mas é bem simples de entender. Olha só esse exemplo: suponhamos que você criou um post para obter engajamento, logo essa é uma das métricas que devem ser analisadas.
Por mais que para cada post uma métrica seja mais relevante que as demais, é importante entender que elas devem ser analisadas de forma conjunta. Dessa forma, você consegue compreender quais conteúdos funcionaram e o que precisa ser revisto da próxima vez.
E claro, a jornada do cliente também é extremamente relevante na hora de fazer o social analytics. Afinal, para cada momento da jornada, existem métricas diferentes que devem ser analisadas e consideradas para a interpretação dos resultados.
E não, você não precisa fazer tudo isso manualmente. Existem diversas ferramentas que vão te auxiliar no momento de fazer a análise das suas mídias sociais.
Existem as ferramentas internas das próprias redes como o Meta Business que contém os dados do Facebook e do Instagram e o Twitter Analytics que possui os dados dessa rede.
Além das plataformas nativas das próprias redes sociais, há também algumas ferramentas externas como o Reportei, o MLabs, o DashGoo e o Google Analytics. Essas ferramentas costumam ser mais completas e com mais recursos, permitindo uma análise mais apurada.
Independentemente da ferramenta utilizada, o mais importante é que você não deixe de fazer as análises necessárias do seu perfil. Assim, é possível obter melhores resultados nas mídias sociais.
Gostou do conteúdo de hoje do nosso blog? Conta pra gente como você realiza a análise dos resultados dos seus posts e quais as ferramentas que você utiliza para isso.