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Social analytics: como analisar os resultados das suas mídias sociais?

marketing |
22 de agosto de 2023
Social analytics: como analisar os resultados das suas mídias sociais? 0 Comentários
Por: Luiz Henrique

Não é de hoje que as redes sociais têm desempenhado um papel importante no marketing digital. Seja por empresas ou pessoas, essas plataformas são utilizadas para alcançar o reconhecimento dos demais usuários.

E convenhamos, produzir conteúdo para uma audiência cada vez mais exigente e ávida por novidades não é fácil. Porém, é possível elaborar uma estratégia bem sucedida, com uma ferramenta quase mágica: os dados.

Mas você sabe entender o que eles estão te dizendo? É exatamente sobre a interpretação desses dados que vamos falar agora, além de algumas ferramentas potentes que vão te ajudar nessa análise.

O que é social analytics?

De forma simples, o social analytics é o processo de coletar e analisar todos os dados gerados pelas redes sociais de uma empresa ou pessoa. 

Essa análise é feita por meio da mensuração e interpretação das interações, como curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outras.

Com o social analytics você também consegue traçar o perfil do público que te acompanha e a persona do seu negócio. Isso pode ser feito tanto usando as ferramentas das próprias plataformas quanto ferramentas externas, que falaremos mais sobre adiante.

Qual a sua importância?

Imagine que você fará uma viagem de carro. Porém, não analisou nenhum dado do seu trajeto, como as condições climáticas e da pista, se existem postos de combustível, a distância, etc. A viagem será muito mais difícil e desgastante, não é?

O mesmo acontece nas redes sociais quando não analisamos os dados. É como se seguíssemos por um caminho escuro sem saber direito para onde estamos indo. Por isso, o social analytics é crucial para definir estratégias e corrigir rotas.

A criação de relatórios é fundamental para entender o comportamento do público e como ele tem reagido ao seu conteúdo. Mas, também, é uma ferramenta poderosa na análise de tendências e até mesmo da concorrência.

Dessa forma, é possível definir as melhores estratégias a serem adotadas para fazer o seu perfil se destacar, criando conexão com os clientes e atingindo melhores resultados.

Como analisar?

Agora que você entendeu o que é social analytics e a sua importância, é preciso saber como interpretar os resultados. Por isso, vamos começar com algumas métricas gerais que você deve analisar.

Antes de mais nada, é preciso entender que essas métricas variam de rede social para rede social, mas algumas das mais comuns são:

  • alcance;
  • engajamento;
  • crescimento de seguidores;
  • taxa de cliques (CTR).

Mas aqui, mais importante que analisar puramente a métrica, é entender como ela é relevante para o que você quer analisar e se faz sentido dentro daquilo que você planejou. 

Parece meio confuso, mas é bem simples de entender. Olha só esse exemplo: suponhamos que você criou um post para obter engajamento, logo essa é uma das métricas que devem ser analisadas.

Por mais que para cada post uma métrica seja mais relevante que as demais, é importante entender que elas devem ser analisadas de forma conjunta. Dessa forma, você consegue compreender quais conteúdos funcionaram e o que precisa ser revisto da próxima vez.

E claro, a jornada do cliente também é extremamente relevante na hora de fazer o social analytics. Afinal, para cada momento da jornada, existem métricas diferentes que devem ser analisadas e consideradas para a interpretação dos resultados.

Quais ferramentas podem auxiliar?

E não, você não precisa fazer tudo isso manualmente. Existem diversas ferramentas que vão te auxiliar no momento de fazer a análise das suas mídias sociais.

Existem as ferramentas internas das próprias redes como o Meta Business que contém os dados do Facebook e do Instagram e o Twitter Analytics que possui os dados dessa rede.

Além das plataformas nativas das próprias redes sociais, há também algumas ferramentas externas como o Reportei, o MLabs, o DashGoo e o Google Analytics. Essas ferramentas costumam ser mais completas e com mais recursos, permitindo uma análise mais apurada.

Independentemente da ferramenta utilizada, o mais importante é que você não deixe de fazer as análises necessárias do seu perfil. Assim, é possível obter melhores resultados nas mídias sociais.

Gostou do conteúdo de hoje do nosso blog? Conta pra gente como você realiza a análise dos resultados dos seus posts e quais as ferramentas que você utiliza para isso.

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