Quando falamos em marketing digital, é preciso pensar em uma série de definições e conceitos necessários para realizar o planejamento da sua empresa.
Na hora de criar as campanhas e peças de marketing digital, você deve ter sempre em mente que há um público que se deseja atingir.
Pensando nisso, foi criado o conceito de buyer persona, que tem sua melhor tradução como “cliente ideal”.
Neste artigo vamos explicar melhor o que é uma persona e qual a importância dela para as estratégias de marketing digital da sua empresa.
Confira:
Diferentemente do conceito de público-alvo, que abrange características demográficas e sociais mais generalizadas, a criação de uma persona é uma tarefa mais específica.
Uma persona nada mais é do que um personagem semifictício que existe para representar o seu cliente ideal.
Dessa maneira, para criar uma persona, é necessário montar um perfil com nome, profissão, idade, problemas a serem resolvidos, entre outros aspectos.
Ao criar a persona da sua empresa, seja o mais detalhado possível.
Tenha em mente que o seu objetivo é desenvolver um personagem a partir de um estereótipo que se encaixe ao máximo nas características do seu público-alvo.
Caso você já tenha definido o seu público-alvo a partir do estudo dos seus clientes, sejam eles atuais ou em potencial, a tarefa da criação da persona se torna um pouco mais fácil.
A partir das informações já coletadas, você vai responder uma série de perguntas que caracterizarão o seu personagem.
Essas perguntas podem ser divididas em dois grupos, sendo um demográfico, no qual você definirá a sua persona de acordo com os dados do seu público-alvo; e outro mais específico, que envolverá motivações e problemas.
Assim, você deve fazer perguntas que abranjam a maioria do seu público-alvo, como:
Todas essas informações poderão compor um quadro que vai sintetizar a sua persona.
Esse tipo de organização facilita a visualização do perfil de cliente ideal da empresa sempre que for necessário para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital.
Definir uma persona para sua empresa é essencial para direcionar as estratégias de marketing digital.
Uma das premissas mais importantes nesse ramo é ser necessário falar com o público correto.
Ao elaborar o perfil de um cliente ideal, a tarefa de desenvolver peças de marketing e conteúdo voltadas para alguém que resume o seu público se torna muito mais fácil.
Uma persona é essencial para definir a linguagem a ser utilizada nas suas estratégias de marketing digital, bem como para se identificar o tipo de conteúdo a ser produzido e de quais redes sociais lançar mão, entre vários outros aspectos.
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