O Inbound Marketing é um estratégia de marketing que visa atrair clientes em potencial para o seu negócio. Ou seja, a ideia é atrair quem realmente tem interesse no produto ou serviço de sua empresa através de um conteúdo relevante e personalizado. A partir daí, é estabelecido um relacionamento entre sua empresa e o usuário.
Com o Inbound Marketing seu negócio é encontrado por pessoas que estão interessadas em seu produto ou serviço e isso gera um maior engajamento para sua empresa.
Uma forma de atrair o público certo é através do marketing de conteúdo. Conteúdos alinhados com o interesse do seu público-alvo gera maior engajamento e, consequentemente, novos negócios são fechados.
A criação de conteúdo somando com a automação de marketing possui 4 estágios: atrair visitantes; converter leads em clientes; estabelecer um relacionamento, convertendo leads em clientes; fechar negócio. Feito isso é hora de analisar todas as ações realizadas para mensurar os resultados.
Inbound Marketing nesta etapa ajuda o visitante a identificar e resolver um determinado problema, entregar algo útil e relevante e, não oferecer um produto. Estes visitantes são atraídos através do Google, redes sociais, blogs, etc. O principal objetivo aqui é gerar tráfego para a página da sua empresa.
O Inbound Marketing, nesta etapa, fará uso de formulários, landing pages (uma página feita para capturar os dados do visitante) e CTAs (um botão para que o visitante tome uma ação) para avançar o processo. O visitante que mostrou interesse em produtos, baixou um ebook ou se cadastrou para receber mais conteúdo torna-se um lead.
Agora é hora de começar o relacionamento por e-mail, através de um fluxo de nutrição ou um funil de vendas. Esse relacionamento vai permitir que seu negócio entregue mais conteúdo de valor para seu lead, além de ser uma porta para que seja oferecido seus produtos ou serviços.