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Como é a jornada do cliente no Marketing Digital?

marketing |
8 de janeiro de 2021
Como é a jornada do cliente no Marketing Digital? 0 Comentários
Por: Agência R8

Diferente dos produtos de primeira necessidade, dificilmente alguém decide comprar algo de repente e também não se torna fiel a marcas dessa maneira. 

E é exatamente por isso que, para ter uma estratégia bem definida, entender cada etapa da jornada que o cliente passa faz com que além dele escolher a sua marca, volte a comprar com você.  

O que é a jornada do cliente?

A jornada do cliente é todo o caminho que o consumidor faz antes de se tornar realmente um cliente.

É por onde o futuro cliente estrutura todo o seu relacionamento com a empresa, desde o primeiro contato (através de uma visita, material impresso ou conteúdo digital) até o fechamento e o pós-venda.  

Atualmente, o consumidor busca uma experiência além da solução oferecida e, na maioria das vezes, nem percebe que tem esse problema. Portanto, é através do mapeamento da jornada e do marketing de conteúdo que o futuro cliente é conquistado. 

Etapas da jornada do cliente

Existem três etapas durante a jornada do cliente e defini-las é muito importante para que se possa mapear em que etapa cada lead se encontra. Além disso, é importante compreender que cada lead pode estar em um estágio de maturidade diferente. 

Vamos conhecer um pouco de cada uma dessas etapas:

Aprendizado e descoberta

Fonte: giphy.com

Nesta primeira etapa da jornada, o consumidor ainda não sabe muito bem que tem um problema. Ele está despertando o interesse para determinado assunto e você e sua empresa têm como objetivo capturar a atenção dele. 

No marketing digital, isso é feito através de blog posts, infográficos e outros conteúdos focados nessa solução que ele vai encontrar pesquisando por uma palavra-chave relacionada ao seu problema. 

Consideração da solução  

Fonte: giphy.com

Nesta etapa, após pesquisar mais, o futuro comprador mapeou algumas soluções possíveis e começou a analisá-las. É necessário, neste momento, que ele veja a sua empresa como uma boa solução para ele.  

Isso pode ser feito com ebooks, webinars e outros conteúdos mais aprofundados, que vão orientar o seu futuro cliente a respeito da solução ideal e que a sua empresa pode oferecer.

Decisão de compra

Fonte: giphy.com

A etapa tão aguardada. Após analisar as opções, o consumidor toma sua decisão e compra. Aqui você e sua empresa mostram os seus diferenciais e o convence que o seu produto ou serviço é a escolha certa. 

Agora, os conteúdos são focados em demonstrações, cases de sucesso, testes grátis, comparações. Tudo que mostre ao consumidor que ele está no caminho certo escolhendo você. 

Foi possível visualizar as etapas e imaginar como colocaria cada uma delas em prática? 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a gente que te auxiliamos da melhor forma como realizar cada uma delas!

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