Uma coisa é fato: a internet revolucionou o modo como fazemos negócios. De novos mercados ao acesso de pertinho ao que a concorrência está fazendo, por aqui é possível fazer absolutamente qualquer coisa, principalmente vender o seu produto/serviço.
Entretanto, se você está lendo esse artigo, é porque não está conseguindo fazer isso, não é mesmo!? Mesmo aplicando todas as estratégias que viu por aí, que gera resultados para tantas outras pessoas, vender no digital virou uma tarefa impossível…
Mas a realidade é que quem não consegue colher os frutos que o digital pode proporcionar, é porque está cometendo pelo menos um desses 3 erros (ou todos eles!). E aí, qual será o seu?
Fala sério Mariana, é óbvio que sei o que estou vendendo! Afinal, se eu não soubesse, o que estaria fazendo aqui?
Claro, você sabe, sim, o que vende e é aí que está o problema. Porque saber difere de conhecer. Quando você está no primeiro mood o que você mais faz é falar quais são as características do seu produto.
Mas quando o assunto é vender no digital, principalmente nas redes sociais, uma das últimas coisas que seu cliente quer é receber mais uma postagem falando para ele comprar algo que é do tamanho Y, da cor X, que dura N tempos…
A realidade é que, quando você só explora características do seu produto, é impossível construir uma percepção de valor. E sem essa percepção, pode ter certeza que o cliente procurará pelo produto mais barato no mercado. Afinal, o que não falta é opção!
Coloque uma coisa na sua cabeça: a última coisa que o cliente quer é comprar um produto. Ele quer comprar a solução dos problemas dele! E aí é que eu te questiono: qual a dor que seu produto/serviço cura?
“Beleza, mas como eu faço isso?”
Bem, a primeira coisa é mapear o que o seu produto/serviço significa na vida do cliente. Conhecer todas as suas potencialidades e todos os problemas que ele resolve.
E, somente a partir daí, é que você conseguirá construir narrativas mais potentes e, pouco a pouco, construir essa percepção de valor. Mas claro, narrativas potentes são escritas com base no seu repertório!
Quais são os seus melhores clientes? O que eles fazem? Onde eles estão? Qual o seu maior medo? E o seu maior sonho?
Na realidade, muito poucos negócios têm as respostas para essas perguntas. E são eles que fazem total sucesso e não saem da cabeça dos seus clientes!
Afinal, esses negócios são capazes de se conectarem de tal forma com os seus clientes (e futuros clientes), que a maioria deles nem pensam duas vezes na hora de comprar qualquer coisa.
E aqui entra um ponto fundamental: empresas que conhecem os seus clientes não tentam vender a qualquer custo! Porque elas conhecem muito bem qual é o ciclo de venda do seu produto e qual a jornada do seu cliente.
Portanto, se você ainda não conhece o seu público, essa é a sua tarefa de hoje! Mapeie os seus melhores clientes, estude o seu comportamento, aplique pesquisas e, se possível, chame eles para um cafezinho para bater aquele papo.
Quando o cliente entra nas suas redes sociais, ele sabe qual é o problema que sua marca resolve? É fácil comprar de você? As dúvidas mais frequentes estão facilmente respondidas?
Se você respondeu não para uma ou mais perguntas, tenho uma notícia para você… A realidade é que, para vender no digital, não dá para deixar as pontas soltas. É preciso ser o mais objetivo possível!
É preciso deixar bem claro quem é você, o que você defende, qual o seu ponto de vista e o que você vende! Lembra da percepção de valor que falei lá em cima? Então, quando essas questões estão muito bem definidas, ela acontece naturalmente.
E aí, você consegue mapear quais desses pontos estão atrapalhando as suas vendas fluírem aqui no digital? E se você tiver gabaritado, não se desespere! É possível começar, aos poucos, a colocar as coisas no eixo. E um bom começo é acompanhar a gente aqui e lá no Instagram.