Não, não estamos falando de investir uma grana alta em tráfego pago ou contratar aquela última ferramenta do mercado. É claro que sim, esses são itens importantes para te auxiliar no crescimento da sua marca. Porém, há algo mais fundamental por trás disso tudo: o repertório.
De maneira resumida, o repertório é a bagagem que acumulamos, baseada na nossa capacidade de observar e reter conhecimentos. E claramente é algo que está em constante construção, afinal estamos vivos e vivendo!
A realidade é que, nos dias de hoje, as pessoas não compram somente por necessidade. Aliás, 95% das decisões de compra são inconscientes! Sim, diferente do que se acredita, são as emoções que falam mais alto.
Portanto, vender hoje é ir muito além das características e atributos do seu produto/serviço. É uma questão de entender quais são as necessidades, desejos e objetivos dos seus clientes.
E aí, se você tem dificuldade de falar para além das características do seu produto/serviço é porque te falta repertório. Te faltam palavras, imagens, sons… Ou seja, coisas básicas para construir valor e colocar o marketing emocional em prática.
Afinal, é preciso se conectar com o seu público para além de uma relação compra e venda. E nada melhor do que atingir as emoções, sejam elas boas ou ruins. Isso é entregar valor ao invés de preço. O que só é possível se você tem um vasto repertório.
Conforme abordamos no começo deste artigo, nosso repertório é algo que está em constante construção, pois nós estamos vivos e, diariamente, vivendo novas experiências. Por isso, conhecer lugares novos e pessoas diferentes é fundamental para que essa construção seja enriquecedora.
Porém, existem 4 técnicas que são cruciais para uma boa construção de repertório! E não, não é ficar rolando o feed do Instagram e olhando os concorrentes.
Sim, a gente sabe que, quando se tem um negócio, o mais comum é ficar focado ali no seu nicho, no que os seus concorrentes diretos estão fazendo. Mas a realidade é que isso só te ajuda a produzir mais do mesmo (e ainda repetir o que está sendo dito aos montes por aí).
Por isso, conversar com pessoas de outras áreas é a chave para sair da mesmice. E aí vale qualquer assunto, viu? Construir repertório tem a ver com diversidade.
Sim, até naquelas horinhas vagas é possível construir mais um pouco de repertório! Inclusive, aquele filme bobinho, vibes Sessão da Tarde pode ensinar algo a você.
Porém, se desejar algo mais direcionado ao business e construção da sua marca, essa lista é para você.
Nem tudo o que vemos e ouvimos é verdade, ainda mais num mundo onde produzir um boato e disseminá-lo é a coisa mais simples e rápida de se fazer.
Portanto, toda vez que receber uma informação, independente do canal, questione se é verdade. Busque o fato em outras fontes diferentes da inicial. Aprenda a desenvolver esse lado crítico.
Por último, mas não menos importante, ler é a estrutura de todo vasto repertório. E aqui eu não estou falando somente de artigos como este ou posts nas redes sociais afora! Eu sei que esses são materiais valiosos e que você coleta inúmeros insights.
Mas quando eu falo de leitura, estou falando dos livros. Sim, aqueles que por muitos eram temidos na época da escola… Entretanto, é impossível construir um repertório sólido sem eles.
“Ahh, mas eu não tenho o hábito de ler?” Bem, se alguém ainda não te falou, nos permita dizer: fazer bem e criar uma marca memorável dá trabalho! Por isso, se você não é o maior fã de leitura, comece por algum assunto que você se interesse, um livro com poucas páginas e, aos poucos, vá explorando.
Essa poderia até ser uma publi, mas a realidade é que quando a dica é boa, ela merece ser compartilhada!
É claro que criar um repertório é fundamental, mas utilizar ele é o seu objetivo final, não é mesmo!?
Não adianta “acumular” um monte de informações, se você não é capaz de organizá-las a fim de estabelecer as conexões entre o mundo e o seu produto/serviço.
E essas conexões só são possíveis quando a gente consegue olhar para dentro. Como já dizia André Carvalhal, é preciso que o olhar para dentro e para fora esteja em equilíbrio. Só assim é possível construir marcas memoráveis.
Claro, o olhar para fora nós somos mestres, pois diz respeito a entender o que acontece ao nosso redor, ou melhor dizendo, é essa “espiadinha no mercado”.
Beleza, e qual é a solução definitiva para auxiliar no olhar para dentro? Nada mais, nada menos que a bíblia da criatividade, que já vendeu mais de 5 milhões de cópias pelo mundo afora! Eu estou falando do livro O Caminho do Artista.
Conforme descreve o site da Editora Sextante:
“O caminho do artista reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar você a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos.
Organizadas num programa de 12 semanas, essas técnicas vão guiá-lo por uma viagem de autodescoberta, ajudando-o a enfrentar seus medos, crenças e inseguranças – os maiores obstáculos para quem deseja expressar qualquer forma de arte.
Este livro desmistifica a ideia de que o processo criativo precisa ser sofrido e extenuante, embora ele requeira uma boa dose de persistência e prática. Com este método, você vai aprender a abandonar as desculpas que o impedem de transformar suas ideias em realidade.”
Como essa redatora que vos escreve ressaltou no começo, essa dica não é uma publi, viu!? (rsrs) Mas é que depois que li esse livro, todo o meu trabalho se transformou e, assim como foi para mim, espero que te ajude a começar a mudança no seu!