fbpx
  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • R8 indica: 3 filmes para você entender sobre construção de marca

R8 indica: 3 filmes para você entender sobre construção de marca

marketing |
24 de junho de 2022
R8 indica: 3 filmes para você entender sobre construção de marca 0 Comentários
Por: Mariana Marques

A gente sabe que você leu o último post e deve estar pensando “nossa, seria um sonho se minha marca fosse uma Love Brand…”

Como você pode refletir, ao longo da sua leitura, esse processo de construção de marca funciona a longo prazo, não é do dia pra noite! O bom é que, apesar de não existir uma receita de bolo para tal, a gente pode aprender (e muito!) com as marcas que já passaram por esse processo.

Pensando nisso, nós separamos 3 filmes para você entender melhor sobre como as grandes que nós conhecemos fizeram esse trabalho de construção de marca. Já prepara aquela pipoquinha e se joga no sofá! 

A Vida e a História de Madam C.J. Walker (2020)

“Cabelo é beleza. Cabelo é poder”! 

Bem, nossa primeira escolha na verdade é uma minissérie, mas com toda certeza você não pode deixar de conhecer a “afro-americana que venceu a pobreza, construiu um império de produtos de beleza e se tornou a primeira milionária pelo próprio esforço”.* 

Baseada em uma história real, o longa conta a história de Madam CJ Walker, a primeira milionária negra (e pelo próprio esforço) dos EUA. Sua fortuna veio da primeira linha de produtos capilares exclusivos para cabelos afros. 

Aqui é possível observar como “uma trajetória de muita luta, obstáculos e conquistas pode transformar a forma como você encara a marca pessoal”,**que como você deve saber, é fundamental para estabelecer esse relacionamento com o cliente e, consequentemente, te ajudar na construção de marca. 

Fome de Poder (2016)

Ahhh, o Big Mac! Uma verdadeira perdição para alguns… Mas como você pode imaginar, essa fama toda não nasceu do dia pra noite! É claro que, quando surgiu, o McDonald ‘s dominava o mercado do fast food, até porque foram eles que desenvolveram e aplicaram esse conceito. 

Porém, se não fosse a visão de negócio (e ambiciosa) de Ray Kroc, é capaz que os brilhantes arcos dourados não tivessem chegado tão longe! 

Inspirado na bibliografia do próprio Ray, o filme Fome de Poder narra a história da rede de lanchonetes fast food mais popular do mundo, e nos mostra que, o processo de construção de marca envolve muito mais do que criar uma identidade marcante e um bom produto. 

Coco Antes de Chanel (2009)

Atire a primeira pedra quem não conhece as famosas bolsas (ou qualquer outro produto) que essa aclamada grife cria! Desejada por milhares de mulheres mundo afora, a marca Chanel transpira riqueza e sofisticação.

Mas quem conheceu o começo dessa história, não acreditaria no que a marca se tornou hoje! 

“Quando criança Gabrielle (Audrey Tautou) é deixada, junto com a irmã Adrienne (Marie Gillain), em um orfanato. Ao crescer ela divide seu tempo como cantora de cabaré e costureira, fazendo bainha nos fundos da alfaiataria de uma pequena cidade. Até que ela recebe o apoio de Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde), que passa a ser seu protetor. Recusando-se a ser a esposa de alguém, até mesmo de seu amado Arthur Capel (Alessandro Nivola), ela revoluciona a moda ao passar a se vestir costumeiramente com as roupas de homem, abolindo os espartilhos e adereços exagerados típicos da época”.***

Coco Antes de Chanel nos mostra o quanto os nossos valores e visão de mundo são extremamente importantes no processo de construção de marca. Inclusive, foi através dos seus pontos de vista que Coco revolucionou para sempre o mercado da moda. 

E aí, bora maratonar essa seleção e ficar craque em construção de marca!?

*Reprodução: Netflix **Reprodução: brasil123.com.br ***Reprodução: adorocinema.com

Compartilhe

categorias +

Posts em destaque