A realidade é que você fez tudo o que era necessário para construir a sua base de leads… e eles chegaram! Mas e agora, o que fazer com esses leads?
Bem, acredite ou não, essa é uma resposta bem simples: converter esses leads aquecidos em clientes! Porém, antes de chegar a esse processo, você precisa entender alguns pontos, para aprender como tratar um lead.
E é isso que nós vamos aprender ao longo deste artigo. Boa leitura!
Em primeiro lugar, antes de explicarmos qual a jornada você precisa percorrer depois que o lead chegou na sua base, nós precisamos entender 3 conceitos importantes: gestão de atendimento, jornada de compra e funil de vendas.
Gestão de atendimento: é aqui que todo o processo de converter esses leads aquecidos em clientes vai começar. A gestão de atendimento ao cliente diz respeito ao “conjunto de ações que tem como principal objetivo fazer o gerenciamento de todos os processos que envolvem o serviço de contato com o público de uma empresa.”*
*Fonte: Blog da Zendesk
Jornada de compra: esse é o nome que damos ao processo pelo qual o seu cliente vai passar desde o momento em que ele entra na sua base de leads, até você converter esses leads aquecidos em clientes, realizando a venda do seu produto ou serviço.
Ela é dividida em 4 etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Funil de vendas: também conhecido como pipeline de vendas, essa é a técnica que anda de mãos dadas com a jornada de compra. As etapas do funil de vendas estão diretamente ligadas às quatro etapas que citamos acima.
Como já falamos no começo deste artigo, o seu principal objetivo é converter esses leads aquecidos em clientes.
Para tal, em primeiro lugar, é preciso que você pare de enxergar a sua base de leads apenas como números. Essa lista de leads que você tem em mãos é uma verdadeira mina de ouro que, se você souber lapidar bem, vai conseguir alcançar o sucesso.
Com isso em mente, você precisa ter muito claro outras duas questões: em que momento da jornada de compra e em qual etapa do funil de vendas esse lead está.
Entender qual o momento da jornada de compra e funil de vendas que o seu lead está, vai te ajudar a classificar se esse é um lead quente, um lead frio ou se é um lead que compensa converter em cliente.
E aí, entendendo qual a classificação do seu lead, você vai saber qual anúncio, conteúdo, entregar para ele. É aqui que está a sua chance de transformar lead em cliente.
Afinal, como você deve imaginar, o seu lead deve estar cansado de estar nesse mar de informações e anúncios diários. É por isso que você precisa compreender bem esse momento de compra. Pois é a partir desses dados que você vai conseguir tratar um lead.
Tratar um lead é processo fundamental para que você consiga transformá-lo em cliente. Afinal de contas, não adianta nada você vender o seu serviço ou produto para alguém que nem sabe que tem um problema que você resolve, não é mesmo!?
É por isso que você precisa ter muito bem estruturado o seu processo de tratamento do lead. E para tal, você precisa estar atento a 3 pontos:
Esse último ponto, em geral, pode ser o que causa mais dúvidas e também o que pode arruinar qualquer estratégia de converter esses leads aquecidos em clientes. Por isso, separamos este vídeo para te ajudar!
Em resumo, esteja atento a esse pontos:
Porém, isso não é tudo. Ter uma gestão de atendimento ao cliente é fundamental desde o início desse processo, pois o que todo lead espera ao se tornar o seu cliente, é que ele tenha um bom atendimento, um atendimento com qualidade. Então, não se esqueça de atentar a isso também.
Agora vamos supor que, você já entendeu como tratar um lead, compreendeu onde a sua base de leads está na jornada de compra e funil de vendas, e começou a converter estes leads aquecidos em clientes. Porém, a sua taxa de conversão anda baixa.
E aí, o que você faz nesse momento?
Bom, a primeira coisa que você precisa entender é o que está causando essa baixa taxa de conversão. Ou seja, aqui você precisa ter acesso a essas informações. Afinal, como já dizia o pai da administração moderna, Peter Drucker, “se você não pode medir, você não pode gerenciar”.
Logo, é impossível entender qual tem sido o seu gargalo, se você não tem essas informações mensuradas.
Sabendo onde está o seu gargalo, você vai conseguir solucionar a questão de forma mais acertada e, até mesmo, medir se a sua solução foi suficiente.
Confira abaixo 5 causas que podem estar impactando a sua taxa de conversão dos leads:
Bem, de forma resumida, é simples: aplicar uma solução personalizada para cada problema que você conseguiu mapear.
Entretanto, vale a pena testar alguma das soluções abaixo:
Lembre-se disso: aplicando as soluções citadas acima, além de ajustar a sua taxa de conversão de leads, você também irá conseguir otimizar o funil de vendas e, posteriormente, fazer o seu lead avançar na jornada de compra.
Bom, depois desse artigo, duvido que você vai continuar com dúvidas sobre o que fazer com os seus leads. Mas a gente sabe que pode ser muitas coisas, né!? Por isso, não exite em procurar quem entende do assunto para te ajudar nesse processo.
Às vezes tudo o que você precisa é delegar essa missão – que envolve todo um universo de estratégias – para quem entende do assunto e já ajudou centenas de empresas. Por isso, se esse é o seu caso, a Agência R8 está aqui para te ajudar!
Entre em contato com a gente.
Ah sim, mais uma coisa: se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de assinar a nossa newsletter e conferir outros artigos aqui no blog! Além disso, nosso Instagram está recheado de muitos outros conteúdos que podem te ajudar.