Você já sabe que a popularização da internet mudou para sempre as relações entre marcas e pessoas. Portanto, marcar presença nas redes sociais é estar presente o tempo todo onde os seus potenciais clientes estão.
Se você tem produzido conteúdo incansavelmente para vender seus produtos, mas não tem alcançado sucesso, pare agora mesmo! É bem provável que você esteja atraindo o público errado para o seu negócio.
Mas calma, existe uma forma de mudar esse panorama! Com a produção de conteúdos certos é possível atrair as pessoas certas e é bem aqui que entra uma poderosa estratégia que abordaremos nesse artigo: o inbound marketing.
Esse conceito surgiu nos Estados Unidos e se popularizou em 2009, quando Brian Halligan e Dharmesh Shah, lançaram o livro Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs.
É um conjunto de estratégias de marketing, que tem como finalidade atrair potenciais clientes e criar um relacionamento com eles, conduzindo-os por todo o funil de vendas.
Em tradução livre, inbound marketing pode ser definido como marketing de atração. Diferentemente do marketing tradicional, que chamamos de outbound marketing, no inbound é o cliente que procura a empresa (e não o contrário).
Daí a importância de caprichar na produção do conteúdo para um público-alvo específico, com uma mensagem clara. É isso que atrai os clientes até sua marca, tornando mais fácil apresentar as soluções que ela oferece.
Pense em um ímã que atrai leads por meio do conteúdo. Assim é o inbound marketing, afinal, nada melhor que atrair pessoas com algo que elas mesmas tenham interesse.
Até aqui você já entendeu o que é o inbound marketing e qual uma das principais diferenças entre ele e o outbound marketing.
Agora chegou o momento de entender o impacto que ele possui na geração de leads, além da importância que essa estratégia possui para que eles sejam qualificados ao longo do funil de vendas.
O topo do funil é a primeira fase percorrida pelo lead. Nessa etapa você cria conteúdos que chamem a atenção e atraiam visitantes, que até então sequer sabiam da existência da sua marca.
Essa é a fase do aprendizado e da descoberta de possíveis soluções para problemas que muitas vezes ele nem sabia que tinha. Portanto, uma boa aplicação das estratégias de inbound marketing é fundamental para os clientes saberem que você existe.
Aqui é muito importante lembrar algo que dissemos lá no início: você quer e precisa atrair leads de qualidade. Ou seja, pessoas que realmente tenham interesse nas soluções que sua empresa oferece para resolver o problema delas.
Por isso, tenha algo bem claro em mente: o seu público-alvo precisa ser muito bem definido! O seu conteúdo deve ser produzido especificamente para ele, pois, quem quer vender para todo mundo acaba não vendendo para ninguém.
Alguns canais ideais para ter sucesso nessa etapa são: blogs, sites e mídias sociais. Além disso, é importante adotar as técnicas de SEO para que seu negócio seja facilmente encontrado nos buscadores como o Google.
A segunda etapa percorrida pelo lead é o meio de funil. Nessa fase, o visitante já sabe que tem um problema que pode ser resolvido, ou uma situação que pode ser aprimorada. É aqui que você vai transformá-lo em lead!
Aí você se pergunta: como é possível fazer isso? Ofereça materiais ricos como e-books, guias, templates e modelos em troca de um contato, como o e-mail, por exemplo.
Para isso existem algumas ferramentas ótimas, como: landing pages, formulários, chamada para ação (CTA), CRM (gestão de relacionamento com cliente) e CRO (otimização da taxa de conversão).
Não se esqueça: não basta apenas transformar os visitantes em leads, é preciso qualificá-los. E isso só é possível ao nutrir essas pessoas, sempre com conteúdos relevantes, para estreitar o relacionamento com elas.
O fundo do funil é considerado a última fase a ser percorrida pelo lead. Agora é o momento de produzir conteúdo para levar as pessoas à decisão de compra e transformá-las, de fato, em clientes.
Aqui, sua estratégia de inbound marketing deve ser ainda mais apurada! É fundamental conhecer bem a sua persona, para que o material que chegar até ela tenha um toque pessoal.
Nessa etapa, são indicadas algumas ferramentas como e-mail marketing, automação de marketing e lead scoring. Elas podem ajudar nessa que é a fase mais importante e determinante de toda a jornada.
Afinal, essa é a razão de existir do inbound marketing: gerar leads qualificados e conduzi-los por todas as etapas da jornada, nutrindo e criando uma relação próxima com eles, até que sejam finalmente transformados em clientes.
Você conseguiu atrair visitantes, converteu eles em leads qualificados e os transformou em clientes. Acabou, certo? Erradíssimo! Agora é hora de encantar essas pessoas! E como fazer isso? Se liga nas dicas:
Viu só como não é difícil? Não é preciso uma flauta mágica, adotar o inbound marketing por meio de algumas ações simples é o suficiente para encantar e cativar pessoas!
Em resumo, o inbound marketing é o conjunto de estratégias ideal para você atrair pessoas e, se planejado corretamente, tem o poder de gerar leads de qualidade. Dessa forma, ao nutrir esses leads ao longo do funil de vendas, o impacto nas suas conversões será significativo.
O que você está esperando para adotar essa estratégia no seu negócio? Se o motivo forem dúvidas, aqui na Agência R8 estamos preparados para te ajudar. Fale com a gente, está na hora de mudar os rumos da sua empresa.