Atire a primeira pedra quem nunca desejou estar na primeira página do Google! Garantir um bom posicionamento nos motores de buscas ajuda a sua empresa a se tornar reconhecida, receber visitantes e gerar vendas!
É claro que, desde o advento do Google Ads, é possível que se compre os primeiros resultados. Porém, se você não tem grana para investir, saiba que é possível sim competir pelas primeiras páginas.
E como fazer isso? Através do SEO!
A sigla para Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca), é uma técnica desenvolvida para influenciar os algoritmos dos buscadores a rankear sua página para a palavra-chave pesquisada.
Ou seja, através de conteúdo relevante é possível gerar tráfego de forma orgânica para o seu site, sem investir dinheiro diretamente. Porém, para além da repetição de palavras-chaves (como a maioria das pessoas acreditam), atualmente o Google preza por outros fatores para rankear o seu site.
Por isso, nós separamos 5 dicas para te ajudar a melhorar o posicionamento do seu site hoje mesmo! Bora conferir?
A realidade é que hoje, num mundo completamente conectado, o maior volume de pesquisas costumam ser feitas através dos smartphones. Logo, sites que são otimizados para esse formato, recebem as melhores posições no Google (e outros motores de busca).
Com toda certeza, uma verdade incontestável é: site precisa ser fácil de usar!
Seu usuário precisa conseguir orientar-se lá dentro, conseguir as informações que estão buscando, e querer estar lá.
Além disso, ter um HTTPS e certificado de segurança é fundamental, porque isso demonstra que o site é seguro e facilita a navegação e retenção do usuário, já que a integridade do que circula no seu site e servidor de hospedagem é garantida.
Portanto, UX Designer já!
Porém, ter somente um site bonito não é mais suficiente. Porque se tem algo que atrapalha toda a experiência do usuário (e irrita muito) é uma página que não carrega de forma alguma! Inclusive, esse é um fator que aumenta a taxa de rejeição (Bounce Rate) do usuário.
Portanto, use o PageSpeed Insights, uma ferramenta gratuita, que irá analisar as páginas do seu site e apontar quais problemas podem ser corrigidos.
Seja levando para outras páginas fora do seu site (links externos) ou dentro da sua (links internos), essa estratégia tem como objetivo principal transferir autoridade sobre o assunto.
Porém, na hora de usá-los, é importante “sempre utilizar uma página âncora que tenha relação com o assunto de origem e que indiquem aos robôs que se tratam de assuntos relacionados”.*
Essa dica pode parecer clichê, mas quem navega pelo mar de conteúdos na internet sabe a quantidade de material ruim que a gente encontra todos os dias!
Por isso, ter um conteúdo bem feito, com informações corretas e completo, é a melhor forma de você ficar bem posicionado. Até porque, quando há essa organização, a imagem passada é de credibilidade, o que faz com que a audiência passe a confiar em você.
É claro que essas dicas não são as únicas que podem te ajudar na hora de realizar boas práticas de SEO. Inclusive, aqui você pode conferir mais. Além disso, é importante que você conheça quais são os erros de SEO mais comuns e saiba como consertá-los.
Porém, o que você nunca pode esquecer é de dois pontos fundamentais: um excelente conteúdo e a experiência do usuário.
*Reprodução: Resultados Digitais