No mundo do cinema e da TV nós já vimos inúmeros duelos memoráveis envolvendo grandes personagens. Quem nunca prendeu a respiração com a intensa luta entre Rocky Balboa e Apollo Creed, em Rocky – Um Lutador?
Ou ficou vidrado no duelo entre Dumbledore e Voldemort em Harry Potter e a Ordem da Fênix? Isso sem contar os vários duelos marcantes presentes em Dragon Ball Z !
São tantos que poderíamos ficar até o final do texto citando cada um deles… E sabe aquela frase meio clichê de que a vida imita a arte? Pois é, quando o assunto é marketing digital não é diferente. Vez ou outra surge um debate acalorado quando o assunto é: tráfego pago x tráfego orgânico.
Afinal de contas, qual é a melhor estratégia de tráfego para o seu negócio? Essa é a pergunta de milhões que muitos se fazem e é buscando responder a ela nós escrevemos esse artigo. Pegue sua pipoca e acompanhe mais sobre esse enfrentamento cinematográfico!
É quando um usuário visita sua página, site, aplicativo ou perfil de rede social de forma espontânea, após uma busca orgânica em buscadores como o Google ou Bing, por exemplo.
O tráfego orgânico não exige um investimento direto em mídias pagas, porque ele é resultado de um conteúdo de qualidade produzido seguindo técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e bom conhecimento do seu público-alvo.
É possível produzir conteúdos relevantes para as mais variadas plataformas investindo em ferramentas, análises e principalmente em pessoas qualificadas. Dessa forma, o tráfego orgânico tem um grande trunfo: o seu custo-benefício.
Assim você consegue fazer a sua empresa se destacar nos motores de busca, ao levantar quais as principais palavras-chave buscadas por ele e a apostar de forma certeira no marketing de conteúdo.
O próprio nome já diz: no tráfego pago você precisa pagar para que seu site ou página receba visitantes. É como se você alugasse um espaço de destaque na internet por um determinado período.
Isso acontece por meio de posts impulsionados nas mídias sociais ou em links patrocinados que contenham a palavra-chave escolhida por você. Mas não só isso, há outra importante característica dessa estratégia.
Sim, estamos falando do alto poder de segmentação.
No tráfego pago é possível selecionar para qual público serão direcionados os anúncios, permitindo que os visitantes que cheguem à sua página estejam mais qualificados e prontos para a conversão.
Como já deu para perceber, existem diferenças bem claras entre ambos. Portanto, as vantagens também são distintas, como você pode conferir abaixo:
Aí, você certamente está se perguntando: com vantagens de ambos os lados, qual é superior?
Bom, você deve ter notado algo interessante quanto às vantagens de cada modelo de tráfego… É como se uma fosse complemento da outra, não é? Pois é exatamente isso que acontece!
Não é preciso escolher um ou outro para ter sucesso no seu negócio, você pode usar ambas ao mesmo tempo!
Se você é fã de Dragon Ball, com certeza lembra da fusão, aqui acontece exatamente a mesma coisa! Tráfego pago e tráfego orgânico formam uma poderosa união Super Saiyajin que leva mais visitantes às suas páginas e, consequentemente, aumenta as chances de conversão.
Então, que tenha ficado claro: ambos os tráfegos se complementam, logo não existe um melhor que o outro. É fundamental pensar em uma estratégia que alinhe eles com os seus objetivos.
E você? Tem apostado nessa combinação poderosa para alavancar o seu negócio? Se a sua resposta for não, nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente, vamos implementar essa estratégia Super Saiyajin na sua empresa.