Qualquer empresa precisa de pessoas para sobreviver. Pessoas para comprar seus produtos, alimentar suas campanhas publicitárias e elevar sua marca. E a melhor forma de direcionar pessoas para seu site na Internet tem apenas três letras: SEO.
Quando alguém começa a pesquisar por meios de promover um produto ou uma empresa na Internet, invariavelmente acaba encontrando o termo SEO e seus benefícios se bem utilizado. Mas será que todo mundo sabe o que a sigla significa e como ela pode ajudar uma empresa a ter uma boa presença online?
Se você procura por respostas para essas perguntas, este artigo é pra você. Continue lendo para saber mais!
A sigla SEO vem do termo Search Engine Optimization, que significa Otimização para Motores de Busca. Em outras palavras, se trata de um processo voltado a garantir que o um site (ou blog) esteja otimizado para aparecer nos resultados das buscas realizadas na Internet.
Segundo estatísticas, cerca de 100 bilhões de pesquisas são feitas no Google todos os meses. Todo esse volume gera tráfego, que é espalhado entre os mais de 60 trilhões de sites indexados pelos motores de busca.
A página que estiver otimizada para motores de busca ficará nas primeiras posições dos resultados das pesquisas relacionadas aos assuntos que publica. Ou seja: vai receber a maior parte do tráfego gerado nesse nicho.
Para se ter uma ideia, 75% dos usuários que fazem buscas na rede não vão até a segunda página dos resultados das suas pesquisas. Portanto, quem não ficar na primeira página do Google brigará por uma fatia muito pequena do tráfego disponível.
E, sem tráfego online, sem pessoas. Sem pessoas, sem vendas. Mas para entender como o SEO pode te ajudar, precisamos entender primeiro como pensam os motores de busca.
Os motores de busca na Internet funcionam com base em algoritmos avançados para poder agir em dois setores: catalogar conhecimento espalhado pela internet e organizar de forma eficiente para facilitar as pesquisas.
O funcionamento básico de um motor de busca envolve catalogar todas as páginas encontradas na internet dentro de palavras-chave. Por exemplo, se um artigo for escrito sobre marketing de conteúdo, então essa página estará guardada dentro da palavra-chave “marketing de conteúdo”.
Assim, quando alguém fizer uma busca na internet por “marketing de conteúdo”, o motor de busca vai pegar todas as páginas que ele indexou sobre o assunto e organizá-las para apresentar as melhores primeiro.
Para fazer essa organização, são utilizados dezenas de condições. Só o algoritmo do Google, por exemplo, usa mais de 200 fatores como critério para organizar seus resultados. A página que se adequar melhor a essa análise será exibida primeiro.
Ter uma boa estratégia de SEO é essencial para o crescimento de uma empresa de forma sustentável, pois garante um fluxo frequente de pessoas para as suas páginas na internet.
Como dito antes, a grande maioria das pessoas não vai até a segunda página dos resultados nos motores de busca e os sites que não aparecem na primeira página ficam com pouco tráfego disponível.
Além disso, um retorno a longo prazo de uma boa estratégia de SEO é enorme. Um bom artigo escrito hoje, por exemplo, ainda renderá frutos em dois, três e até mais anos, se for revisitado e tiver novas informações adicionadas.
Agora que você aprendeu o quão importante é o SEO, você começará a dar mais valor para essa parte da sua estratégia de marketing? Conte pra gente quais os seus planos nos comentários abaixo!