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Threads: será que a nova rede social da Meta vai vingar?

marketing |
18 de setembro de 2023
Threads: será que a nova rede social da Meta vai vingar? 0 Comentários
Por: Luiz Henrique

Exceto se você estava em alguma bolha completamente isolada do mundo, você viu ou ouviu alguém falar sobre o Threads: a nova rede social da Meta que chegou prometendo enterrar o Twitter.

Isso se deu em um momento que a rede de Elon Musk começou a sofrer uma série de mudanças drásticas, inclusive de nome, o que abalou os usuários.

Mas será que a nova rede criada por Mark Zuckerberg vai emplacar e ajudar você em sua estratégia de marketing digital?

O que é o Threads?

O Threads, como já antecipamos, é a nova rede social desenvolvida e criada pela Meta. Ela surgiu para competir com o X, antigo Twitter, rede comprada por Elon Musk há quase um ano por 44 bilhões de dólares.

Assim como o X, o Threads é focado em textos curtos. As postagens na rede tem limite de 500 caracteres, podem conter links, fotos e vídeos de no máximo 5 minutos.

O que muda do Threads para o X?

Até aqui, tudo muito semelhante, certo? Mas uma das principais diferenças, é que no aplicativo da Meta não existe o chamado trending topics, que mensuram os assuntos mais comentados da plataforma em determinado momento.

No entanto, o Threads surgiu com alguns trunfos poderosos. E o principal deles é a sua integração com o Instagram. É possível criar uma conta no Threads pela sua própria conta no velho Insta, inclusive mantendo nome de usuário e login.

E essa integração traz algumas vantagens. A primeira delas é que você automaticamente pode importar os seguidores do Instagram que já tenham conta no Threads. Isso significa que a nova rede já nasce com um número enorme de novos usuários.

Outra vantagem é que é muito simples compartilhar um post do Threads no Instagram. Basta clicar no botão de compartilhar e a postagem vai para os stories ou para o feed, sem a necessidade de printar e editar a imagem, como acontece com os posts do X.

Será que o Threads vai vingar?

Mas, ao mesmo tempo em que a integração entre as redes de Mark Zuckerberg traz vantagens, ela pode ser um empecilho para os usuários migrarem do X para o Threads.

Isso acontece porque muitas pessoas que possuem conta no X querem justamente desassociar o seu perfil de redes como o Instagram e o Facebook. É como se boa parte das pessoas buscasse no X uma válvula de escape e liberdade.

Outro ponto importante foi a ausência de alguns recursos logo no início, como o feed em ordem cronológica com postagens apenas dos perfis seguidos, recurso este que só chegou à rede da Meta no final de julho.

E já é possível perceber alguns reflexos: em apenas um mês, a nova rede social perdeu nada menos que 79% de usuários ativos, tornando o seu futuro incerto, apesar do grande know-how da Meta em redes sociais.

O Threads ajuda no marketing digital?

Essa é, afinal, a pergunta de milhões. Bom, com seu futuro mais cheio de incertezas que de respostas, ainda é cedo para fazer uma previsão de como o Threads pode desempenhar um papel no marketing digital.

Mas lembre-se: uma forma de não sair da cabeça dos clientes é marcar presença onde eles estão. Ou seja, é fundamental adotar uma estratégia omnichannel, sendo  importante marcar presença no Threads.

A dica inicial é: entre nele e vá observando o comportamento dos usuários. Além disso, é importante garantir ou manter o nome de usuário que você já utiliza em outras redes.

Aproveite os recursos disponíveis, como a integração com o Instagram, por ser uma oportunidade de expandir sua marca e ampliar seu público. Outra dica é interagir com os usuários, dessa forma você conseguirá criar uma comunidade mais engajada.

Nesse momento, o trabalho a ser feito no Threads é um trabalho de formiguinha. Por ser uma plataforma nova e ainda longe de ter um público ativo estável, o ideal é explorar (e incorporar) aos poucos essa nova rede social na sua estratégia de marketing.

Agora, a gente quer saber: você já criou o perfil do seu negócio no Threads? Utiliza o aplicativo na sua estratégia de marketing digital ou ainda segue em dúvida de como incorporá-lo?

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