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Omnichannel: seu negócio utiliza essa estratégia?

marketing |
16 de setembro de 2022
Omnichannel: seu negócio utiliza essa estratégia? 0 Comentários
Por: Mariana Marques

Sendo uma evolução do multichannel e do cross channel, o omnichannel é a estratégia mais eficaz para aquele negócio que não quer sair da cabeça do cliente! Consegue imaginar o que você faria se tivesse esse poder todo!? 

Bem, antes de mais nada, é preciso entender uma coisa: é impossível encontrar algum cliente que esteja em apenas um canal. E tem mais, essa presença ocorre simultaneamente.

Sabe quando você está assistindo a TV (ou o seu streaming favorito, já que o primeiro cenário é mais improvável), e ao mesmo tempo está usando o celular? Então! 

Inclusive, é praticamente regra: colocou mais um episódio da sua série no “Tudum”, tu já corre para o Instagram… Aliás, já em 2013, o Think With Google sinalizava que 68% dos brasileiros acessavam mais de uma mídia simultaneamente. 

E se você já tem esse comportamento incorporado na sua rotina, com o seu cliente não é diferente! E é aqui que entra o omnichannel. 

Como funciona a estratégia omnichannel?

Feita para grudar a sua marca na cabeça do cliente, o omnichannel procura entregar uma experiência integrada para ele, através de uma divulgação dinâmica, interativa e democrática.

Aqui, o objetivo não é só conseguir a máxima visibilidade para a mensagem divulgada, mas entregar uma experiência do cliente mais completa possível! Lembre-se sempre que as pessoas procuram empresas para resolverem os seus problemas. 

Portanto, quando o cliente procurar a solução para alguma dor que ele tenha e sua empresa pode sanar, é preciso que ele se lembre de você. Por isso, é importante que você tenha executado o passo primordial para um omnichannel de sucesso: cercar o cliente por todos os lados possíveis, estando nos canais que ele mais utiliza.

Porém, para executar com precisão essa estratégia, é preciso que você tenha um discurso complementar e integrado. Não dá para se posicionar de uma forma no Instagram, de outra no site, uma outra no e-mail e por aí vai.

Além disso, para funcionar, é preciso que você respeite a linguagem de cada formato. Por exemplo: não dá para postar exatamente o mesmo conteúdo no Instagram e no LinkedIn. Até porque essa estratégia não é de repetição de discurso, mas de complementação. Um conteúdo precisa ser suporte para o outro.

Outro ponto relevante é que não dá para ter um posicionamento nas redes e outro na loja física. Lembre-se sempre que o omnichannel pretende proporcionar uma experiência de compra perfeita para o cliente. 


Em resumo, o omnichannel é uma estratégia de vendas que integra todos os canais possíveis, cercando o cliente por todos os lados, entregando uma divulgação dinâmica, interativa e democrática. Porém, essa integração precisa ser feita respeitando os formatos e linguagens de cada canal, mas de forma que o discurso seja complementar.


Por que ser omnichannel? 

Em um mercado onde a competição está mais forte do que nunca, é preciso proporcionar uma experiência de compra fácil, mas diferente. Afinal, todos os seus clientes estão a todo momento sendo bombardeados de informações e ofertas, inclusive dos seus concorrentes. 

Por isso o omnichannel é a estratégia para quem quer se destacar no mercado! Porque ele:

  • Proporciona agilidade e velocidade para a informação;
  • Melhora a experiência do cliente e, consequentemente, sua fidelização;
  • Aumenta a consciência da marca e vendas fora da loja física;
  • Facilita a vida do consumidor e proporciona coletar os dados;
  • Você não fica sem vender caso alguma rede social sua caia. 

Mas então, como colocar o omnichannel em prática? Aprendendo com quem já é referência nesse assunto! Entretanto, é preciso ressaltar que, qualquer empresa pode aplicar o omnichannel. Não precisa ser a maior do mercado! Comece aos poucos e com o que você tem hoje, combinado!?

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