Sendo uma evolução do multichannel e do cross channel, o omnichannel é a estratégia mais eficaz para aquele negócio que não quer sair da cabeça do cliente! Consegue imaginar o que você faria se tivesse esse poder todo!?
Bem, antes de mais nada, é preciso entender uma coisa: é impossível encontrar algum cliente que esteja em apenas um canal. E tem mais, essa presença ocorre simultaneamente.
Sabe quando você está assistindo a TV (ou o seu streaming favorito, já que o primeiro cenário é mais improvável), e ao mesmo tempo está usando o celular? Então!
Inclusive, é praticamente regra: colocou mais um episódio da sua série no “Tudum”, tu já corre para o Instagram… Aliás, já em 2013, o Think With Google sinalizava que 68% dos brasileiros acessavam mais de uma mídia simultaneamente.
E se você já tem esse comportamento incorporado na sua rotina, com o seu cliente não é diferente! E é aqui que entra o omnichannel.
Feita para grudar a sua marca na cabeça do cliente, o omnichannel procura entregar uma experiência integrada para ele, através de uma divulgação dinâmica, interativa e democrática.
Aqui, o objetivo não é só conseguir a máxima visibilidade para a mensagem divulgada, mas entregar uma experiência do cliente mais completa possível! Lembre-se sempre que as pessoas procuram empresas para resolverem os seus problemas.
Portanto, quando o cliente procurar a solução para alguma dor que ele tenha e sua empresa pode sanar, é preciso que ele se lembre de você. Por isso, é importante que você tenha executado o passo primordial para um omnichannel de sucesso: cercar o cliente por todos os lados possíveis, estando nos canais que ele mais utiliza.
Porém, para executar com precisão essa estratégia, é preciso que você tenha um discurso complementar e integrado. Não dá para se posicionar de uma forma no Instagram, de outra no site, uma outra no e-mail e por aí vai.
Além disso, para funcionar, é preciso que você respeite a linguagem de cada formato. Por exemplo: não dá para postar exatamente o mesmo conteúdo no Instagram e no LinkedIn. Até porque essa estratégia não é de repetição de discurso, mas de complementação. Um conteúdo precisa ser suporte para o outro.
Outro ponto relevante é que não dá para ter um posicionamento nas redes e outro na loja física. Lembre-se sempre que o omnichannel pretende proporcionar uma experiência de compra perfeita para o cliente.
Em resumo, o omnichannel é uma estratégia de vendas que integra todos os canais possíveis, cercando o cliente por todos os lados, entregando uma divulgação dinâmica, interativa e democrática. Porém, essa integração precisa ser feita respeitando os formatos e linguagens de cada canal, mas de forma que o discurso seja complementar.
Em um mercado onde a competição está mais forte do que nunca, é preciso proporcionar uma experiência de compra fácil, mas diferente. Afinal, todos os seus clientes estão a todo momento sendo bombardeados de informações e ofertas, inclusive dos seus concorrentes.
Por isso o omnichannel é a estratégia para quem quer se destacar no mercado! Porque ele:
Mas então, como colocar o omnichannel em prática? Aprendendo com quem já é referência nesse assunto! Entretanto, é preciso ressaltar que, qualquer empresa pode aplicar o omnichannel. Não precisa ser a maior do mercado! Comece aos poucos e com o que você tem hoje, combinado!?