Se alguém pedisse agora para você citar as cinco primeiras marcas que viessem à sua mente, quais você citaria? Apple? Samsung? Google? McDonald’s? Coca-Cola? Netflix? Disney? Ford? Volkswagen? São muitas marcas reconhecidas mundo afora!
É claro, nem sempre foi assim. Todas elas percorreram um longo caminho até alcançar o patamar em que se encontram hoje, o processo de construção de marca é pensado a longo prazo para que “grude” na mente das pessoas.
Se a marca é tão importante, um ponto que deve ser priorizado é a sua proteção. Assim, você evita maiores dores de cabeça no futuro se alguém resolver bancar o esperto, como: ter sua imagem prejudicada pela concorrência, perder o direito de uso ou desperdiçar dinheiro caso tenha que mudar totalmente a marca.
Primeiro de tudo, precisamos falar sobre o que é o registro de uma marca. Ele basicamente assegura a propriedade sobre determinada marca em todo o território nacional e foi estabelecido pela Lei 9.279/1996, também conhecida como a Lei da Propriedade Industrial.
De forma prática, o certificado de registro de marca é como o CRV de um veículo, um documento oficial que assegura a propriedade sobre determinada marca. Quem realiza esse registro aqui no Brasil é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Primeiro porque traz reconhecimento e credibilidade. E é possível que uma marca se transforme em love brand! Sabe aquela marca que as pessoas defendem com unhas e dentes? Que não abrem mão de comprar independentemente de preço e recomendam pra todo mundo? Isso é ser uma marca amada pelos consumidores!
Além disso, existem casos emblemáticos quando o assunto é disputa envolvendo marcas. Quer ver só um exemplo bem famoso aqui no Brasil?
Quando a gente fala em iPhone, é inevitável pensar no smartphone sucesso de vendas da Apple. Mas você sabia que no Brasil a marca iPhone é alvo de uma disputa ferrenha entre a empresa da maçã e a Gradiente?
Pois é, antes da gigante estadunidense registrar o nome no Brasil, a IGB Eletrônica já havia solicitado junto ao INPI o registro da marca Gradiente iPhone. Ele foi concedido à empresa brasileira em 2008, cerca de um ano após o lançamento global da Apple.
E desde então essa disputa se arrasta nos tribunais e atualmente está em debate no STF (Superior Tribunal Federal). O julgamento deve ser retomado em breve pelo plenário da corte.
Imagine só a dor de cabeça que a empresa fundada por Steve Jobs tem enfrentado durante essa longa disputa. Você não vai querer passar pelo mesmo, não é?
Outro ponto importante, é que com a marca registrada e protegida por lei, é possível franqueá-la transformando a marca em uma fonte de renda ao licenciar o seu uso para terceiros.
Claro, nesse caso é preciso passar todos os dados e informações necessários para o franqueado, para que assim, o negócio possa ser gerenciado de forma padronizada.
O pedido de registro de marca pode ser feito por qualquer pessoa. Mas se você se sente inseguro ou ainda tem dúvidas sobre como realizar todo esse processo, que pode ser longo e moroso, é possível contar com uma ajuda especializada.
Aqui na R8 contamos com um grande parceiro quando o assunto é marcas e patentes: a Conemark! E não, isso não é uma publi, é porque eles entendem muito do assunto e são capazes de auxiliar você a deixar a sua marca no mundo!
Confira algumas das vantagens de contar com uma empresa como a Conemark para registrar sua marca.
Sim, o processo é um pouco burocrático e precisa de um acompanhamento de perto, o que o torna um pouco desgastante. Com uma empresa especializada, ela conta com uma procuração para atuar em seu nome e cuidar de toda a burocracia do processo com experiência e conhecimento.
Para registrar uma marca, existem alguns requisitos que precisam ser cumpridos e e a Conemark tem o conhecimento necessário para fazer uma análise mais assertiva sobre esses aspectos e como sua marca pode ser classificada.
Essa é outra vantagem de contratar uma empresa qualificada para conduzir o processo. Pois, diminui as chances de o pedido ser negado por algum erro nos documentos ou por perder alguns prazos, que são bem curtos ao longo da tramitação.
Agora que você já sabe porque deve registrar sua marca e contar com uma empresa para realizar o processo, chegou a hora de garantir a sua propriedade sobre a marca, não é mesmo? Fale com a Conemark Marcas e patentes, proteja o DNA do sue negócio!