“Se você não pode medir, você não pode gerenciar”. A célebre frase atribuída a Peter Drucker deveria ser algo estampado no lugar mais visível da sua empresa. E apesar de ela não ser de agora, com a quantidade de informações e conteúdos que a gente produz, ela se encaixa perfeitamente!
Afinal, é impossível saber que rumo o seu trabalho está tomando, e quem ele está atingindo, se você não tem nenhuma métrica capaz de medir para onde tudo o que você faz está indo.
A boa notícia é que, quando o assunto é a terceira ferramenta mais utilizada pelos brasileiros, com cerca de 100 milhões de usuários, suas estratégias podem ser medidas e te ajudar a encontrar quem realmente é o seu público. Bem vindo ao Instagram Insights!
Se você tem uma conta comercial no Instagram, já deve ter reparado que, ao abrir o seu perfil, há um botão chamado “Insights”. Ao clicar nele, você consegue visualizar os seguintes dados sobre:
Esses dados são compilados e, através deles, você consegue respostas sobre o seu trabalho na internet. Eles dão cara e materializam quem é que está sendo atingido pelo seu conteúdo, o que as pessoas estão fazendo com ele, e o que elas gostam ou não.
Ou seja, o Instagram Insights é seu banco de dados sobre o desempenho das suas estratégias do Instagram.
Como dissemos anteriormente, é possível acessar os seus insights através do botão com o mesmo nome, que está no seu perfil. Porém, depois de algumas atualizações na plataforma, pode ser que esse botão tenha sumido.
Nesse caso, você ainda vai poder acessar através do seu perfil, mas agora clicando no campo “Painel profissional”.
Ao clicar, o item do topo é justamente o “Insights sobre a conta”. Depois de clicar nele você vai conseguir acessar os dados completos, começando com uma visão geral do perfil, demonstrando quantas contas foram alcançadas, quantas engajaram e a quantidade de seguidores.
Cabe ressaltar aqui que, por padrão, o Instagram Insights abre dados dos últimos 30 dias. Porém, você consegue também visualizar o mês anterior e os últimos 90 dias.
Se ainda assim você não estiver conseguindo acessar esses dados, pode ser que sua conta ainda não seja profissional. Portanto, o primeiro passo é modificar essa configuração no seu perfil, combinado!?
Outro ponto é que a plataforma não te entrega uma análise estratégica do seu desempenho. O que ela te entrega são os dados reunidos em um só lugar, cabendo a você interpretá-los e descobrir o que estão dizendo.
E para te ajudar nessa missão, separamos um vídeo para você!
Bem, se você chegou até aqui, já deve ter internalizado o que o querido Peter Drucker disse, não é mesmo!? Logo, você já entendeu que se não utilizar os insights, vai continuar fazendo qualquer tipo de conteúdo, incapaz de criar uma comunidade em torno do seu negócio.
Desconhecer quais são os seus dados impede que você crie estratégias fortes, que aumentem o reconhecimento de marca e faturamento. Já investir na análise dos insights te ajuda a:
E aí, esse texto te ajudou!? Então não esqueça de espalhar ele por aí! Afinal, um bom conteúdo não pode se perder no mar da internet.