São várias as dificuldades enfrentadas por empresas B2B, diversos fatores fazem com que a vida de quem atua nesse setor não seja nada fácil durante todo o processo de vendas.
E foi pensando em você que atua nesse segmento, que nós preparamos esse artigo com algumas das soluções para superar as principais dificuldades enfrentadas. Então pegue a sua xícara de café e vem com a gente!
Ao ter todo o histórico das negociações documentado, você consegue medir o tempo médio que cada cliente leva para percorrer o ciclo de vendas, além de reconhecer as preferências de cada um.
É importante que você consiga analisar e apontar os seus pontos fracos durante o procedimento de vendas, dessa forma é possível pensar e agir estrategicamente de maneira a eliminá-los ou minimizá-los.
Cada cliente é único, por mais que existam inúmeras pessoas por trás da tomada de decisão, logo você precisa entregar a ele conteúdos personalizados. Mostre insights sobre seu negócio, divulgue informações técnicas e como a solução que você vende vai ajudá-lo.
Claro que existem outras medidas que podem ser adotadas para melhorar o ciclo de vendas e reduzir a complexidade, mas apostando nesse tripé, você já estará no caminho certo.
O inbound marketing é um conjunto de estratégias ideal para você atrair pessoas, em particular no caso dos leads, para trazer os mais qualificados. É uma forma não só de atraí-los, mas de criar um relacionamento com eles.
Para obter os leads desejados é necessário ter bem definida qual a representação do seu cliente ideal. Desse modo, é possível que a equipe de marketing desenvolva uma estratégia mais assertiva para captá-la, fortalecendo a geração de leads desejados.
Sim, os times de marketing e vendas muitas vezes não conseguem falar a mesma língua apesar de terem basicamente o mesmo objetivo. Por isso, o SMarketing, integração entre as duas equipes é o caminho para gerar leads qualificados.
Definir um critério de pontuação dos leads que chegam e usar software de CRM para fazer a gestão deles, também são outras ações que podem ser tomadas com relação a esse problema.
Não importa o quão boa a sua equipe seja, há sempre o que aprender com a concorrência. É importante analisar o perfil dos principais concorrentes, o que eles tem feito, como eles tem feito. Ao realizar um bom benchmarking você tem a possibilidade de aprimorar o seu negócio.
Mas lembre-se bem: não é para copiar o que o seu concorrente faz, mas entender as suas principais práticas e processos.
Não adianta bater o pé, tudo muda em uma velocidade assustadora atualmente. É preciso estar atento ao que o mercado pede e às tendências para sempre apresentar soluções inovadoras e não ficar para trás. Busque novas metodologias e alternativas criativas, isso também é inovação.
Lembre-se: cada cliente em potencial possui dores e problemas diferentes a serem solucionados. Segmentar o público permite que você destaque diferentes recursos presentes no seu produto ou solução, personalizadamente de acordo com cada um.
Sim, há outros pontos que você pode trabalhar, como por exemplo em um recurso ou vantagem exclusiva que só você pode oferecer, assim você pode superar a concorrência pela diferenciação.
E para começo de conversa, é necessário escolher qual o melhor canal para marcar presença. Os mais indicados para empresas B2B são o LinkedIn e o X (ex-Twitter). E por que as duas redes?
Bom, o LinkedIn é responsável por 80% dos leads obtidos por essas empresas nas mídias sociais. Já o X foi apontado por 77% dos entrevistados quando perguntados sobre qual canal mais usavam para distribuir conteúdo.
Mas atenção, não despreze os outros canais como o YouTube. Afinal, uma estratégia omnichannel é capaz de cercar seu público por todos os lados!
Canais escolhidos é hora de produzir conteúdo, mas não basta sair publicando de qualquer jeito. É preciso muito estudo, planejamento e estratégia em sua produção, de forma que as pessoas sejam atraídas por publicações que atendam às suas necessidades e interesses.
Todos os dias milhões de usuários vão às redes para dizer algo, seja reclamar (muito) ou elogiar. É fundamental que você preste atenção no que eles estão dizendo especialmente sobre o nicho em que seu negócio está inserido e também com relação aos concorrentes.
Dessa forma, é possível rastrear temas importantes e identificar oportunidades para a sua empresa.
Esses são só alguns dos problemas enfrentados pelas empresas B2B, ainda existem vários outros, mas focamos aqui nos principais e mais mencionados por quem atua nesse mercado.
E você? Atua no B2B e precisa de ajuda para superar esses obstáculos? Então você precisa de uma agência que atua há mais de 10 anos no mercado e que está pronta para transformar o seu negócio. Você precisa da R8! Entre em contato com a gente!