A realidade é que você já deve estar cansado de ouvir esses dois times “brigarem”. Enquanto, de um lado, o time de vendas reclama da qualidade dos leads gerados, o time de marketing, muitas das vezes, não sabe o que está acontecendo.
A questão é que ambos os times compartilham objetivos parecidos: gerar receita e lucro para a empresa. Ou seja, os dois times fazem parte do processo de vendas, cada um em uma ponta do processo.
Porém, em tempos de muita oferta de produtos, onde a todo momento o lead está sendo bombardeado por opções, a grande vantagem competitiva das empresas deixa de ser o preço, e passa a ser o modo como o relacionamento com o cliente é construído.
Nesse processo, “vence” quem conseguir estabelecer a melhor relação para quem quer se vender. Afinal de contas, aquela máxima antiga ainda opera: vender é um processo de confiança.
E é aí que o SMarketing entra (ou Vendarketing), que é a integração entre o Sales (ou vendas) e o Marketing. A verdade é que, em geral, o time de vendas não costuma fazer ideia de como foi para gerar e nutrir aqueles leads (e nem quanto custou), e o marketing não consegue mensurar os esforços que o time de vendas tem para fechar os contratos.
Portanto, entender qual o papel que cada time tem dentro do processo de vendas é o primeiro passo para aproveitar o que há de melhor de cada um e começar de fato essa integração.
Além de não ter contato direto com o cliente, o time de marketing é responsável por atrair os leads, através da construção de um relacionamento, pautado na comunicação e na confiança. Ele é quem vai construir a imagem da empresa e fazer com que o cliente queira comprar.
Já o time de vendas, atua na parte de persuadir esses clientes atraídos, ressaltando os benefícios e vantagens dos produtos e serviços já anunciados, e convencendo os leads a comprarem.
Bem, quando você integra esses dois times (criando o smarketing), sua empresa só tem a ganhar, já que essa união permite:
É claro que aqui, nós só trouxemos os principais, mas existem muitos outros benefícios a curto, médio e longo prazo.
Agora que você já entendeu a importância de unir esses dois times e percebeu o quanto a sua empresa pode se beneficiar com isso, deve estar se perguntando “Beleza, como eu faço isso?”. Bem, primeiramente é fundamental que ambos os times se conheçam e se gostem.
E por que isso precisa acontecer? A realidade é que, funcionários que vivem em um ambiente saudável e com convívio positivo, tendem a serem mais felizes. E, quando estão felizes, conseguem ser mais engajados, produtivos e criativos. Além disso, é importante lembrar da rivalidade típica que já existe entre essas duas áreas, logo eliminar isso é fundamental!
Feito isso, você pode começar a evoluir para os seguintes passos:
Bem, é claro que cada empresa tem suas particularidades, mas esses passos que indicamos acima é para te dar uma luz de por onde começar esse processo. Não esqueça que, para que o smarketing ocorra é preciso paciência!
Ele é sim possível de ser feito, mas os ajustes podem demorar um pouco para acontecer. Portanto, nada de desistir de primeira, combinado!?