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SMarketing: por que e como fazer a integração entre Marketing e Vendas?

marketing |
22 de julho de 2022
SMarketing: por que e como fazer a integração entre Marketing e Vendas? 0 Comentários
Por: Mariana Marques

A realidade é que você já deve estar cansado de ouvir esses dois times “brigarem”. Enquanto, de um lado, o time de vendas reclama da qualidade dos leads gerados, o time de marketing, muitas das vezes, não sabe o que está acontecendo. 

A questão é que ambos os times compartilham objetivos parecidos: gerar receita e lucro para a empresa. Ou seja, os dois times fazem parte do processo de vendas, cada um em uma ponta do processo. 

Porém, em tempos de muita oferta de produtos, onde a todo momento o lead está sendo bombardeado por opções, a grande vantagem competitiva das empresas deixa de ser o preço, e passa a ser o modo como o relacionamento com o cliente é construído. 

Nesse processo, “vence” quem conseguir estabelecer a melhor relação para quem quer se vender. Afinal de contas, aquela máxima antiga ainda opera: vender é um processo de confiança. 

E é aí que o SMarketing entra (ou Vendarketing), que é a integração entre o Sales (ou vendas) e o Marketing. A verdade é que, em geral, o time de vendas não costuma fazer ideia de como foi para gerar e nutrir aqueles leads (e nem quanto custou), e o marketing não consegue mensurar os esforços que o time de vendas tem para fechar os contratos. 

Portanto, entender qual o papel que cada time tem dentro do processo de vendas é o primeiro passo para aproveitar o que há de melhor de cada um e começar de fato essa integração.

 

Mas, qual a principal diferença entre marketing e vendas?

Além de não ter contato direto com o cliente, o time de marketing é responsável por atrair os leads, através da construção de um relacionamento, pautado na comunicação e na confiança. Ele é quem vai construir a imagem da empresa e fazer com que o cliente queira comprar. 

Já o time de vendas, atua na parte de persuadir esses clientes atraídos, ressaltando os benefícios e vantagens dos produtos e serviços já anunciados, e convencendo os leads a comprarem.

 

Por que integrar o time de marketing e de vendas?

Bem, quando você integra esses dois times (criando o smarketing), sua empresa só tem a ganhar, já que essa união permite:

  • Gerar leads mais qualificados;
  • Propiciar uma jornada mais fluida e clara para o cliente; 
  • Criar campanhas mais certeiras;
  • Permitir calcular o ROI com maior precisão; 
  • Analisar onde estão os gargalos na jornada de compra. 

É claro que aqui, nós só trouxemos os principais, mas existem muitos outros benefícios a curto, médio e longo prazo.

 

Como integrar marketing e vendas?

Agora que você já entendeu a importância de unir esses dois times e percebeu o quanto a sua empresa pode se beneficiar com isso, deve estar se perguntando “Beleza, como eu faço isso?”. Bem, primeiramente é fundamental que ambos os times se conheçam e se gostem.

E por que isso precisa acontecer? A realidade é que, funcionários que vivem em um ambiente saudável e com convívio positivo, tendem a serem mais felizes. E, quando estão felizes, conseguem ser mais engajados, produtivos e criativos. Além disso, é importante lembrar da rivalidade típica que já existe entre essas duas áreas, logo eliminar isso é fundamental! 

Feito isso, você pode começar a evoluir para os seguintes passos: 

  1. Crie uma estratégia inclusiva, que seja construída em conjunto com ambas as áreas: ao já ter um plano traçado com as particularidades dos dois times, fica muito mais fácil atingir os resultados, e cada um executar as demandas específicas necessárias. 
  2. Tenha um service level agreement (SLA) entre vendas e marketing: esse Acordo de Nível de Serviço (em tradução literal) é um documento necessário para que cada time entenda quais são as tarefas de cada setor, que precisarão ser executadas para que a estratégia criada anteriormente saia do papel. 
  3. Mantenha um canal de comunicação aberto: a realidade é que qualquer relacionamento só funciona se houver uma comunicação clara e efetiva. Além das reuniões de alinhamento e feedback entre os times, faça com que ambos compartilhem o que estão produzindo. Ou seja, faça o seu time de marketing vender a campanha para o seu time de vendas, e seu time de vendas vender o produto ou serviço para o seu time de marketing. 
  4. Integre as tecnologias das duas áreas: assim, todo o time tem uma real noção do que está acontecendo, e como o lead está dentro da jornada de compra.

Bem, é claro que cada empresa tem suas particularidades, mas esses passos que indicamos acima é para te dar uma luz de por onde começar esse processo. Não esqueça que, para que o smarketing ocorra é preciso paciência! 

Ele é sim possível de ser feito, mas os ajustes podem demorar um pouco para acontecer. Portanto, nada de desistir de primeira, combinado!?

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