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Datas comemorativas: quais explorar no seu negócio?

marketing |
12 de dezembro de 2022
Datas comemorativas: quais explorar no seu negócio? 0 Comentários
Por: Mariana Marques

Fim do ano chegou e a gente tem certeza que você está animado! Papai Noel já está dando oi, as liquidações para as novas coleções chegando, a galera já imaginando o Carnaval…

Mas isso não é só, né? Ao longo de todo o ano, existem inúmeras datas espalhadas pelo calendário… e aí, como você prepara o seu negócio para explorá-las!? É o que a gente vai te contar neste artigo! 

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Quais datas comemorativas preciso explorar?

A realidade é que, nesse quesito, não existe certo ou errado. Para fazer essa escolha da forma mais acertada possível, tenha em mente que a data precisa ter ligação com o seu serviço e/ou produto. 

Portanto, ao abrir o calendário sazonal, analise, mês a mês, o que faz sentido para seu segmento. Por exemplo: se você tem uma pizzaria, é interessante comemorar o Dia da Pizza. 

Ao escolher, também, pense em datas em que você não necessariamente vai criar promoções, mas que possam fortalecer o seu branding, seu posicionamento, a visão de mundo que sua marca defende. 

Quais as melhores datas comemorativas para o comércio?

É claro que, para além daquelas datas que fazem sentido para nichos específicos, existem outras que todo o comércio costuma aproveitar, já que elas geram um grande volume de vendas. 

Dentre elas, podemos citar: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal. Essas datas costumam ser trabalhadas a nível nacional. 

Além delas, também existem outras datas que são mais regionais ou que não tem tanto apelo comercial como as citadas acima, como: o aniversário da sua cidade, Dia do Trabalho, Carnaval, Independência do Brasil e Dia das Mulheres. 

E claro, não podemos esquecer das datas feitas especialmente para quem move o seu negócio, como o Dia do Consumidor e o Dia do Cliente. 

Como ressaltamos, essas datas trabalhadas neste tópico costumam movimentar um grande volume de vendas no mercado. Portanto, é importante pensar cuidadosamente em ações para elas, se você quiser aproveitar todo o burburinho do momento.

Como preparar o meu negócio para as datas comemorativas?

Se você já acompanha nossas redes, sabe que se tem algo que a gente sempre bate na tecla é: fica impossível fazer qualquer coisa sem planejamento! E quando a gente fala de datas comemorativas, não dá para simplesmente começar a fazer tudo dias antes. 

Até porque, se você adotar esse tipo de comportamento, muito provavelmente vai esquecer de pontos cruciais para fazer uma campanha de sucesso, não vai conseguir divulgar de modo a envolver os seus cliente e, por consequência, não vai vender expressivamente.

Aí depois não adianta colocar a culpa nas datas comemorativas, viu!? 

Pensando nisso, separamos 4 pontos que você precisa estar atento para aproveitar esse momento ao máximo! 

  1. Entender o ciclo de vida do seu produto e a quem ele se destina

Antes de começar a selecionar quais datas fazem mais sentido para o seu negócio, é importante entender bem para quem você está devendo e em quanto tempo é possível vender o seu produto. 

Isso porque, em jornadas de compras mais simples, você tem uma vida útil menor e, consequentemente, consegue vender esse produto mais facilmente. Agora, se a jornada é um pouco mais complexa e tem mais etapas, a saída do produto não vai ser tão rápida assim. 

Atualmente, você consegue ter dimensão disso? Se não, esse é o primeiro ponto que você precisa mapear e, a partir daí, realizar todo o planejamento.

  1. Preparar a equipe e o estoque

Se você tem um planejamento robusto para essas datas, com benefícios realmente atrativos, obviamente aumentará bastante as suas vendas! Portanto, treinar a sua equipe e preparar o seu estoque para esse momento vai te poupar muita dor de cabeça.

Já pensou ter inúmeros pedidos para um produto específico, mas não conseguir entregar porque faltou estoque? Frustrante, não é? E com toda certeza não só para você, mas também para o cliente. 

Inclusive, dificuldades para comprar o que deseja e mal atendimento, fazem com que o seu cliente tenha uma imagem negativa do seu negócio! E você sabe que notícia ruim corre rápido…

  1. Investir numa estratégia completa de marketing

Quando se fala em datas comemorativas, a primeira coisa que você provavelmente pensa é em bolar aquela mega promoção para o dia. Mas nem só de ofertas vive um negócio (inclusive, apostar nisso é um caminho perigoso). 

Para além das promoções, pense em estratégias para construir e manter o relacionamento com os seus clientes, começando antes mesmo da data chegar. 

Campanhas de antecipação nas redes sociais, feitas a partir de narrativas sedutoras, além de um bom trabalho de e-mail marketing entregando um cupom exclusivo, são ótimas opções para se trabalhar. 

Além disso, se você tiver loja física, não se esqueça dela. Afinal, não adianta fazer um trabalho impecável na internet e se esquecer do seu PDV (que conta, e muito, para a experiência do cliente).

E, na hora de desenvolver o seu planejamento, lembre-se também que, nesses momentos comemorativos, as pessoas vão procurar as melhores condições de pagamento e o menor prazo de entrega. Portanto, estratégias nesse sentido são fundamentais! 

  1. Trabalhar o pós-venda

Se tem algo que é caro, com toda certeza, é adquirir novos clientes. O esforço que é preciso para conseguir fazer isso é grande, por isso o caminho para o sucesso (e a redução de custos) é fidelizá-los! 

Portanto, não se esqueça de fazer um pós venda de qualidade, pois ele é quem garante ao seu negócio a oportunidade de reter e fidelizar o cliente. Até porque, nos momentos das datas comemorativas, o volume de pessoas que entram em contato com o seu negócio é considerável.

Inclusive, por ser uma etapa ignorada em uma grande quantidade de negócios, pode trazer prejuízos para a saúde financeira da empresa. 

E, para garantir que você consiga fazer um pós venda de sucesso, é importante investir em 3 pontos: coleta de feedbacks, oferecimento de benefícios exclusivos e ter um suporte eficiente.  

 

E aí, você está pronto para aproveitar todas as oportunidades que as datas comemorativas tem para te oferecer!?

 

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