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Conteúdo humanizado: o que é e como produzir?

marketing |
19 de julho de 2023
Conteúdo humanizado: o que é e como produzir? 0 Comentários
Por: Luiz Henrique

Desde que o mundo digital se tornou extremamente importante para os negócios, a produção de conteúdo nas mídias sociais aumentou exponencialmente. 

Mas não basta inundar o público-alvo com um alto volume de posts: é preciso gerar algum impacto em quem recebe a mensagem. E para isso, nada como a criação de um bom marketing de conteúdo, pensado para aumentar a visibilidade da marca e ajudar os leads a evoluírem na jornada de compra.

Porém, um bom conteúdo não é aquele que simplesmente está focado em vender por vender, ele precisa ser humanizado e gerar valor para o cliente. E para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para você.

O que é um conteúdo humanizado?

O conceito de conteúdo humanizado tem ganhado enorme destaque nos últimos anos, especialmente durante a pandemia de Covid-19, quando o número de usuários de internet e mídias sociais cresceu no Brasil.

E como dissemos anteriormente, esse tipo de conteúdo é aquele que gera conexão com os usuários, compreendendo suas necessidades e interesses. Aqui a finalidade é estabelecer uma relação de confiança entre a marca e consumidor.

Com foco nas pessoas, o conteúdo humanizado está inserido no conceito de human experience (experiência humana), em que o núcleo das estratégias da marca é voltada para os seres humanos que se relacionam com ela.

Como produzir um conteúdo humanizado?

Não existe uma fórmula mágica para a produção de conteúdo humanizado. Afinal, há diferentes formas de implementar um marketing de conteúdo que preze pelo lado humano. Mas selecionamos abaixo algumas dicas que vão ajudar muito:

1. Conheça a sua persona

Para criar conteúdos humanizados o primeiro passo é conhecer a sua persona, que nada mais é que um personagem semifictício que permite a representação do seu cliente ideal e para isso deve ser o mais detalhada possível.

2. Aposte em storytelling

A técnica de contar histórias é milenar e nada melhor que criar narrativas envolventes e com recursos visuais para se conectar com o público. Investir em roteiros que contam uma história com começo, meio e fim é uma excelente alternativa para humanizar seu conteúdo.

3. Use uma linguagem próxima ao seu público

Usar uma linguagem adequada à audiência que te acompanha também é fundamental para você se conectar com as pessoas. É possível contar uma mesma história para diferentes públicos se você usar a linguagem correta para cada um.

4. Mostre as pessoas por trás da sua marca

A sua marca é construída por pessoas e para pessoas. Convidar sua equipe a falar especificamente sobre conteúdos da sua área e mostrar os bastidores do seu negócio no dia-a-dia são ótimas formas de mostrar o fator humano que existe por trás da sua marca.

5. Engaje seu público

Você já deve ter visto por aí alguma resposta da Netflix, do Burger King ou do NuBank que viralizou nas redes sociais, e não pense que isso foi por acaso. Interagir com o seu público é essencial para que você torne o seu conteúdo mais humanizado e crie uma comunidade fiel e engajada com a sua marca.

Produzir conteúdo humanizado é mais fácil do que parece, você atrai pessoas e estreita sua relação com elas. Não existe fórmula mágica ou segredo, construir uma marca consolidada é um processo.

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