fbpx
  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Bard: a nova IA do Google e seu impacto no marketing digital

Bard: a nova IA do Google e seu impacto no marketing digital

marketing |
25 de outubro de 2023
Bard: a nova IA do Google e seu impacto no marketing digital 0 Comentários
Por: Luiz Henrique

Se você é fã de cinema, mais especificamente de ficção científica, provavelmente já assistiu à série de filmes O Exterminador do Futuro. Estrelada por Arnold Schwarzenegger, a franquia apresenta uma revolução causada pela Inteligência Artificial (IA).

E na corrida frenética pelo avanço da IA, 2023 pode ser considerado um ano marcante! Isso porque o Google lançou a sua ferramenta voltada à interação com a promessa de ser o início de uma grande transformação no mundo digital.

Em fevereiro deste ano, a gigante de tecnologia estadunidense localizada em Mountain View realizou o lançamento do Bard. Pois é, a IA já revoluciona a maneira com que nos relacionamos com a internet e a tecnologia.

Mas calma, nós estamos a anos luz de enfrentar um ciborgue vindo do futuro como vimos no filme (é o que a gente espera rsrs). E a seguir nós te contamos mais sobre essa nova ferramenta do Google e como ela pode impactar o marketing digital.

O que é o Bard?

Que tal o próprio Bard se apresentar?

Mas é claro, não vamos só colar o texto gerado por ele aqui, não é? Afinal, por mais descontraídos que somos, aqui é um lugar sério e não vamos simplesmente dar um ctrl+c e ctrl+v.

O Bard, é a ferramenta de inteligência artificial do Google e ela surge ambiciosa. A promessa é que ele não será um simples assistente de conversação, mas sim uma plataforma robusta, capaz de realizar tarefas simples e complexas segundo os comandos recebidos.

Como você viu na própria resposta dele, a ferramenta pode criar textos, poemas, peças musicais, entre outros materiais artísticos. Ah, e aqui uma curiosidade: bard significa bardo. Caso você não saiba, na cultura celta os bardos são artistas, como poetas, compositores, cantores, etc.

E com essa veia artística, claro que ele causa impacto no marketing digital e na produção de conteúdo. Mas antes da gente chegar lá, vamos te explicar rapidinho como ele funciona e as diferenças para o seu principal concorrente.

Como o Bard funciona?

Desenvolvido pela divisão de inteligência artificial do Google, o funcionamento do Bard é baseado em dois princípios fundamentais: o modelo de IA LaMDA e a conexão em tempo real com a internet.

O modelo LaMDA

LaMDA é a sigla em inglês para Modelo de Linguagem para Aplicações e Diálogos. Criado pelo próprio Google, esse modelo visa melhorar a capacidade de compreensão e interação das máquinas com seres humanos.

Isso significa que o Bard é capaz não só de responder perguntas superficialmente, mas também consegue compreender questões e comandos mais complexos.

Ele consegue interpretar várias camadas de informação, fornecendo respostas e conteúdos abrangentes e ao mesmo tempo bem detalhados aos usuários. Lembra um pouco o J.A.R.V.I.S. do Homem de Ferro, né? Só esperamos que ele não se torne o Ultron!

A conexão em tempo real com a internet

Estar conectado à internet em tempo real é um dos grandes trunfos da ferramenta do Google, o que acaba tornando o Bard mais dinâmico e atualizado, permitindo que ele acesse informações no exato momento da sua publicação.

Dessa forma, a IA do Google pode fornecer dados atualizados e precisos aos usuários. É possível, por exemplo, solicitar ao Bard que ele apresente um compilado com as principais notícias do dia.

Qual a diferença entre o Bard e o ChatGPT?

E se falamos em IA conversacional, você certamente pensou: mas e o ChatGPT nessa história? Existem diferenças entre eles?

Sim, existem! E a principal delas acabamos de abordar: enquanto o Bard é conectado em tempo real à internet, o ChatGPT tem dados atualizados apenas até meados de 2021. Logo, a IA do Google fornece sempre informações mais recentes.

Outra diferença está no modelo de linguagem. Enquanto o Bard utiliza o modelo LaMDA, a ferramenta da OpenAI é treinada em 175 bilhões de parâmetros programados e treinados até 2021.

Outra diferença é que a IA da gigante de Mountain View é integrada com as demais ferramentas do Google como Planilhas, GMail, Agenda, etc. Assim, é possível automatizar algumas tarefas, como agendar uma reunião com seus contatos ou gerar relatórios a partir de dados no Google Sheets.

Qual o impacto do Bard no marketing digital?

Não dá pra falar em inteligência artificial sem falar no impacto que ela causa no SEO (Search Engine Optimization) e no marketing digital. E esse é um tema polêmico, mas que traz novas possibilidades e ao mesmo tempo cria enormes desafios para marcas e profissionais.

O primeiro impacto causado pelo Bard no marketing digital tem relação com a entrega do conteúdo. Como já abordamos, a inteligência artificial do Google é conectada em tempo real com a internet. Logo, conteúdos mais recentes e atualizados serão considerados mais relevantes por ele.

Outro aspecto interessante da ferramenta é que ela permite ter insights importantes, especialmente sobre o comportamento dos consumidores. Isso permite que as empresas ajustem suas estratégias de forma mais rápida, criando conteúdos e anúncios mais personalizados.

A IA do Google também possibilita que as empresas criem chatbots mais eficazes, capazes de compreender a intenção dos usuários, o que acaba gerando respostas mais precisas e eficientes.

Com o apoio do Bard também é possível analisar os resultados do conteúdo, o que permite a você avaliar se a estratégia que você tem adotado para o seu negócio tem realmente funcionado.

Como usar o Bard e outras ferramentas de IA?

A verdade é que existem diversas formas de como usar a IA no marketing digital. Mas é importante deixarmos uma coisa bem clara: ferramentas como o Bard e o ChatGPT devem ser utilizadas como um auxílio à sua estratégia e não como guia dela.

É importante pontuar algo: as inteligências artificiais passam pelo que chamamos de Machine Learning, ou seja, aprendizado de máquina. Assim, elas não criam nada totalmente do zero, mas usam uma base de dados disponível na internet.

Inclusive, isso tem levantado polêmica entre muitos artistas que têm cobrado maior proteção contra as ferramentas de IA, como é o caso de Greg Rutkowski, que desde setembro de 2022, teve sua obra copiada mais de 400 mil vezes sem o seu consentimento!

Essa história ainda vai longe, mas é inegável que o Bard e tantas outras ferramentas chegaram para mudar também o marketing digital. 

Portanto, reforçamos novamente o alerta: use com cautela e parcimônia, transformando-as em aliadas, e não em instrumento central da sua estratégia.

E você, usa as ferramentas de IA como Bard e ChatGPT como um apoio nas tarefas do seu cotidiano? Fique ligado aqui no nosso blog, mais breve do que você imagina estaremos de volta com mais conteúdos!

Compartilhe

categorias +

Posts em destaque