Quando ouvimos falar em Inteligência Artificial (IA), a primeira coisa que nos vem à mente são poderosas máquinas que podem substituir diversos cargos e funções no mercado de trabalho, não é mesmo?
Não? Então deixe essa ideia para lá, já que a Inteligência Artificial está resolvendo muitos problemas e solucionando muitas necessidades de pessoas e empresas.
Ou seja, ela é nossa aliada e é utilizada em empresas de todos os portes e segmentos, seja em comércios, indústrias de ímã de ferrite, empresas de construção civil, entre muitas outras.
Por meio da Inteligência Artificial, é possível otimizar tarefas operacionais, assim como utilizá-las para auxiliar o marketing da sua empresa. Inclusive, para as ações de Marketing Digital, a inteligência artificial tem se mostrado um grande recurso.
Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar algumas maneiras de usar a inteligência artificial no marketing do seu negócio.
Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
Uma das propostas mais utilizadas da inteligência artificial no marketing é ajudar a tornar a qualificação de leads mais rápida e precisa.
Isso se torna possível por meio do Machine Learning, que por sua vez, é a habilidade de uma máquina ou sistema aprender sem necessidade de programação.
Com o Machine Learning, é possível saber o que gera mais Marketing Qualified Leads (MQLs) e Sales Qualified Leads (SQL).
A cada venda feita pela empresa, os dados do Machine Learning vão sendo atualizado, tornando o prognóstico mais preciso para as novas possíveis vendas.
Assim, se sua empresa vende placa de circuito impresso, por exemplo, os vendedores podem ter mais clareza e desenvolverem estratégias mais precisas.
Além disso, a inteligência artificial também pode auxiliar na criação de anúncios mais personalizados, chegando a serem segmentados apenas para leads qualificados.
Isso também é feito pelo Machine Learning. Por exemplo: se você está anunciando
etiqueta código de barras na internet, o mecanismo interpreta qual combinação de anúncio faz mais sentido para determinado perfil de clientes.
A inteligência artificial fica responsável por analisar o comportamento do seu público na internet, desde os sites que ele costuma visitar, onde ele clica, entre outros.
Para você ter uma ideia, até o próprio Google anunciou que, em breve, todos os anúncios vão ser otimizados com o Machine Learning em sua plataforma.
E não podemos deixar de falar dos simpáticos e eficientes chatbots que estão muito presentes na web.
Eles também podem utilizar o Machine Learning para auxiliar um usuário a solucionar suas dúvidas sobre a empresa e seus produtos/serviços.
Os chatbots também podem utilizar linguagens mais informais e responder de forma instantânea um visitante. Assim, eles melhoram a qualidade das respostas e se aperfeiçoam de acordo com a sua experiência.
Agora que você já sabe sobre as maiores dicas para utilizar a inteligência artificial no marketing, o que está esperando para adotar essa tendência em seu negócio e se destacar? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.