O marketing digital é cercado de desafios, quase um Jogos Vorazes da vida real, onde diversos negócios disputam espaço em busca de vencer a concorrência. E as empresas que atuam no B2B encontram um cenário ainda mais adverso!
A boa notícia é que existem algumas estratégias interessantes, pra não dizer quase obrigatórias, para as organizações que atuam nesse setor superarem as adversidades.
E neste artigo, apontamos algumas delas e como elas podem contribuir para o sucesso dos negócios B2B. Quem vem com a gente?
Nós já falamos sobre a importância desse conjunto de estratégias por aqui, mas o inbound vem transformando a forma como as empresas se conectam com as pessoas, conquistando assim, mais clientes.
O seu principal foco é atrair leads qualificados, usando estratégias como SEO e marketing de conteúdo. Além disso, também é responsável por conduzir esses leads por todo o funil de vendas, nutrindo e criando uma relação de proximidade.
Alguns dos benefícios que o Inbound Marketing pode oferecer às empresas B2B são:
E como distribuir o conteúdo para esses leads? Bom, isso depende muito do público que você pretende alcançar e atrair, mas pontuamos a seguir três canais que são muito utilizados por quem atua no B2B.
Textos que sanem dúvidas e/ou resolvam dores dos leitores são capazes de criar conexão com as pessoas. Com o blog é possível chegar em todas as etapas do funil, mas são mais eficazes no topo e no meio.
Também é uma forma de demonstrar que você ou seu negócio tem autoridade no assunto. Basta saber a melhor forma de incorporá-lo em sua estratégia!
Uma das estratégias mais usadas no Inbound Marketing, que alimenta os leads em todo o funil de vendas, entrega conteúdo relevante e valioso e estabelece um relacionamento com os clientes em potencial.
É uma estratégia importante pois cria uma comunicação direta entre remetente e destinatário, logo a mensagem deve ser relevante e personalizada. Portanto, saber qual é a sua base e como se relacionar com ela é crucial para o sucesso dessa abordagem.
O sucesso das empresas B2B nas mídias sociais está diretamente atrelado à autenticidade, consistência e construção de relacionamentos. Para isso, é importante avaliar quais plataformas são mais relevantes para o seu nicho e para o seu público.
Em geral, as mais utilizadas por empresas desse setor são o LinkedIn, responsável por 80% dos leads e o X (antigo Twitter). Mas as demais mídias como YouTube, Instagram e Pinterest não devem ser menosprezadas, pois podem ser pertinentes ao segmento de atuação em que a organização está inserida.
O investimento em mídias pagas desempenha um papel fundamental para o sucesso de um negócio, principalmente quando falamos do setor B2B. O investimento em campanhas publicitárias é capaz de trazer benefícios às empresas desse segmento.
Com anúncios relevantes e bem segmentados, é possível acelerar a atração de leads qualificados. Por consequência, mais pessoas passam a fazer parte do funil de vendas, o que demanda das empresas um foco ainda maior na criação de relacionamento com os potenciais clientes.
Outra vantagem do tráfego pago é que ele permite uma análise e mensuração dos resultados mais precisos. Assim, é possível ajustar e otimizar as campanhas quase em tempo real, de acordo com os objetivos a serem alcançados.
Uma estratégia de mídia paga bem executada também contribui para o fortalecimento da marca, ao aumentar o alcance e visibilidade do negócio. Conteúdo relevante e anúncio bem estruturado é uma das receitas para construir autoridade no setor.
Essas são apenas duas estratégias que devem ser adotadas no marketing digital de empresas B2B. É preciso analisar bem o seu nicho, fazer um benchmarking com os concorrentes e entender o que funciona ou não para o seu negócio.
Atua no B2B e tem dificuldades de organizar suas estratégias? Entre em contato com a gente, a R8 tem um time capaz de ajudar você a acelerar sua empresa rumo ao sucesso!