fbpx
  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Website institucional ou e-commerce: qual o melhor para sua empresa?

Website institucional ou e-commerce: qual o melhor para sua empresa?

marketing |
4 de novembro de 2019
Website institucional ou e-commerce: qual o melhor para sua empresa? 0 Comentários
Por: Agência R8

“Website institucional ou e-commerce?”. Muitos clientes chegam com essa dúvida quando nos procuram. O importante aqui neste caso é, primeiramente, entender a diferença entre essas duas mídias: o website institucional e o e-commerce/loja virtual. Nesta postagem de hoje do nosso blog vamos explicar a diferenças entre os dois. Com certeza você já sabe que tanto o e-commerce quanto os sites institucionais são websites, certo? No entanto, cada um deles possui propósitos e características diferentes, principalmente no que diz respeito ao público-alvo e àquilo que é oferecido para essas pessoas. Desta forma, você pode avaliar qual se encaixa mais no seu negócio.

Website Institucional

É aquele em que você apresenta ao seu cliente o seu negócio. Nele consta de forma bem destacada a sessão Sobre da sua empresa.  Assim como também as sessões Visão e Valores. É uma apresentação do seu negócio ao seu cliente. Da mesma forma,  é possível também demonstrar sua promoção carro-chefe e alguns de seus produtos e serviços. Neste tipo de website, não é feita a venda direta para o cliente. É possível disponibilizar em seu site institucional um formulário com a finalidade de solicitar um orçamento de um produto e/ou serviço. Assim, você consegue fazer a captação de Leads no seu site. Não esqueça que é muito importante ter em destaque seus dados para o cliente encontrar sua loja e/ou entrar em contato com sua marca.

E-commerce ou loja virtual

Uma loja virtual ou um e-commerce tem todos os mecanismos para realizar a venda final ao cliente. São apresentadas categorias, produtos, informações sobre os produtos, campo para preencher os dados para a compra e gateway de pagamento. Cada página de produto tem aplicações que permitem que grandes quantias de consumidores comprem online, de forma automatizada, 24 horas por dia. Entre tais aplicações incluem-se carrinhos de compras e múltiplos sistemas de pagamento online perfeitamente integrados.

O desenvolvimento desse tipo de sites é algo muito mais complicado e trabalhoso. Isso porque é necessário que ele conte com um nível de segurança maior, afinal os usuários irão disponibilizar informações pessoais importantes, como dados de cartões de crédito, por exemplo.

O blog

O blog é uma parte que tanto sites institucionais quanto as lojas virtuais podem ter. No blog são trabalhadas práticas de inbound marketing – ou seja, são trabalhadas técnicas de SEO com os textos do blog afim de ranquear melhor o seu site nos mecanismos de busca e transformar sua marca/empresa numa referencia sobre um assunto e desta forma, alcançar seu público-alvo.

Conclusão

Sendo assim, caso você tenha uma grande gama de produtos e queira fazer a venda pela internet, o recomendado é um website no estilo e-commerce/loja virtual. Assim, seu consumidor pode chegar até você e já realizar a compra do produto que ele procura diretamente. É bom levar em consideração os custos de um e-commerce: programação do website, hospedagem e gateway de pagamentos. Além de, é claro, o atendimento ao cliente que deve ser oferecido pré e pós venda com o intuito de gerar a fidelização do cliente.

Caso seu empresa ou marca faça a venda de produtos e serviços mais complexos, que necessite de um atendimento mais pessoal para fechar a venda, é recomendado o website institucional. Desta forma, é possível apresentar as características da sua empresa/marca e também do seu produto/serviço. Isso fará com que o cliente fique mais confiante e desperte o interesse em fazer a aquisição. Para isso, ele pode preencher um formulário com seus dados pessoais de contato e interesse para que um representante entre em contato e faça a conversão da venda diretamente com o cliente. Além disso, é possível trabalhar o re-marketing de seus produtos com esses clientes. Mas para isso, é necessário desenvolver toda uma estratégia de trabalho de funil de vendas com esses clientes.

Aqui na Agência R8 contamos com um time de desenvolvedores web capaz de tirar o seu negócio do papel e colocá-lo no mundo digital. Contamos também com um time de marketing com conhecimentos vastos na divulgação do seu site. Seja qual for o seu o seu empreendimento: website e-commerce ou site institucional, a R8 entende do assunto.

 

 

Compartilhe

categorias +

Posts em destaque