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UX: a importância do design para otimizar seu marketing digital

marketing |
22 de dezembro de 2017
UX: a importância do design para otimizar seu marketing digital 0 Comentários
Por: Agência R8

A experiência do usuário (ou UX) deveria ser um dos aspectos mais valorizados de um projeto, mas é comum que receba menos importância do que merece. O UX é parte do processo de planejamento de todo o seu projeto. Significa pensar no comportamento do seu usuário, antecipar as ações dele e se certificar de que a experiência dele se encaixa com a proposta da sua estratégia.

Quando o assunto é UX design, é frequente perceber somente a preocupação em contar com um layout atraente. No entanto, isso deve ser implementado como parte de uma estratégia maior. O UX design é o motor por trás de todas as decisões tomadas em seu projeto.

Devido a toda essa importância, é bastante desastroso quando uma empresa trabalha sem foco em UX. Os usuários passam por dificuldades ao usar suas interfaces ou serviços e logo acabam voltando a atenção para concorrentes que entregam uma experiência de maior qualidade. Não deixe que isso aconteça com você!

Veja a seguir os principais pontos que ressaltam a importância do UX design para qualquer projeto:

Todos querem economizar tempo

Assim como você não gosta de perder tempo, o seu usuário também não. Se ele precisa navegar por múltiplos menus até chegar onde deseja, dificilmente vai passar por essa experiência novamente. Preocupar-se com UX design significa respeitar o tempo de quem interage com seu produto.

Ao antecipar o comportamento dessas pessoas, você se torna capaz de priorizar melhor os elementos do seu serviço. Por exemplo, se a maioria quer acessar determinada seção, por que não a colocar em destaque, de forma facilmente acessível?

Foco em interfaces fáceis de usar

Se o seu usuário não consegue completar uma ação no seu site ou serviço, isso diz mais a respeito da qualidade do seu produto do que a capacidade do público. Todo tipo de interface deve ser desenvolvida tendo em mente o perfil de quem irá utilizá-la.

Pensar em UX design significa antecipar as expectativas do seu usuário e se adaptar a elas. Pense como ele e prepare o terreno adequadamente para que ninguém tenha dificuldades a usar os seus serviços.

Importância do encantamento

Depois de conquistar um cliente e fechar negócio, a ligação da sua empresa com ele não acaba por aí. É bastante vantajoso manter essa pessoa em um ciclo constante de encantamento ao interagir com você, aumentando as chances de recompras.

No entanto, se não há foco em UX design ao lidar com seus serviços ou produtos, dificilmente esse público retornará. Lembre-se de que é bem mais fácil fidelizar um cliente do que buscar um novo.

Informações valiosas sobre o público

Ao implementar uma estratégia competente, você passará a contar com um serviço melhor adaptado às expectativas do seu público. Ao mesmo tempo, poderá utilizar a tecnologia para aprender ainda mais a respeito delas e tornar o seu UX design superior.

Ao observar padrões de comportamento em seu site utilizando ferramentas especializadas, é possível detectar oportunidades para aprimorar a sua estratégia. Essa é a melhor forma de encontrar barreiras que dificultam a ação do visitante, por exemplo.

Economia de recursos e mais lucros

Trabalhar de maneira mais alinhada às expectativas do seu público é bastante vantajoso para seus negócios. Você consegue conquistar mais vendas e satisfação, dois pontos decisivos para qualquer mercado.

Além disso, o foco em UX design é capaz de ajudar você a economizar recursos que normalmente seriam desperdiçados graças a decisões erradas. Ao aprender cada vez mais sobre a sua audiência, será possível vender mais e melhor.

Com a devida pesquisa e implementação, o UX design é capaz de proporcionar uma verdadeira revolução na forma como você conduz os seus projetos. Trata-se de um esforço altamente estratégico que é capaz de ajudar você a fidelizar seus clientes e tornar o seu produto ou serviço bem mais atraente a eles. Lembre-se de que isso precisa ser feito constantemente, levando em conta as frequentes transformações no perfil do público.

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