Cada dia mais, a gestão SEO vem ganhando importância nas estratégias de marketing digital de qualquer organização, tendo em vista que cerca de 90% dos 105 milhões de internautas no Brasil estão pesquisando de forma rotineira sobre produtos, serviços e informações, onde colocar o site de uma empresa nas primeiras páginas da busca do Google acaba sendo indispensável para quem deseja obter bons resultados. Segundo o Google, aproximadamente 81% dos consumidores pesquisam o produto e a loja na internet antes de irem a uma loja física. Logo, a presença online de sua empresa é de grande importância, não apenas como um e-commerce, mas também como marca e sua fidelização.
Normalmente em um projeto de gestão de SEO, os resultados começam a surgir em 4 a 6 meses, quando um planejamento é bem feito e executado. Existem estratégias e técnicas de curto prazo que estão presentes em erros graves que estão atrelados a sites não otimizados ou que foram feitos sem pensar no SEO. Confira algumas dessas técnicas:
Sitemap, de uma forma mais simples, uma lista com todas as páginas (URLs) do site. Funcionando como uma espécie de mapa que irá ajudar e guiar o robô de busca, ou o usuário, a navegar e encontrar páginas do site.
Quando um site possui muitas páginas, pode acontecer de boa parte delas não estar contidas no Sitemap, diminuindo o tempo de indexação das mesmas no Google. Muitos portais que têm mais de 3.000 páginas, ao conferir o Sitemap dele, podem perceber que muitas URLs faltam. Devemos ter em mente, a importância do Sitemap.XML e que a equipe do portal/site precisaria de um certo tempo para criar um sistema automatizado para criar o Sitemap.XML. Porém, muitas vezes é criar de forma manual para que não fique faltando URLs.
O Robots.txt é um arquivo no formato .txt, um bloco de notas, que funciona como um filtro para os robôs dos sites de busca (como o Google) e faz com que os donos dos site/portais/e-commerces controlem permissões de acesso a determinadas páginas ou pastas de seu site. O robots.txt controla qual informação de um site deve ou não deve ser indexada pelos sites de busca.
O Disallow é um comando que instrui os sites de busca sobre quais diretórios ou páginas não devem ser incluídas no índice. Exemplos:
– Disallow: /prod – orienta aos robots a não indexarem pastas ou arquivos que comecem com “prod”;
– Disallow: /prod/ – orienta aos robots a não indexarem conteúdo dentro da pasta “prod”;
– Disallow: print1.html – orienta aos robots a não indexarem conteúdo da página print1.html.
Os títulos das páginas de um site é o elemento principal das estratégias On-Page, sendo que os títulos mal escritos acabam prejudicando o resultado do site nos mecanismos de buscas. Devemos ter a consciência que um bom título para as páginas do seu site precisa ser único e explicativo para os usuários dele.
– Use o nome da empresa antes do título.
Ex: SUA EMPRESA – Título da página.
– Não ultrapasse os 60-70 caracteres.
É a quantidade máxima de caracteres que o Google exibe em sua serp.
– Use suas palavras-chave no título.
De preferência, no início do título da página.
– Use frases que chamam atenção.
Listas, provocações, artigos, etc.
Muitos sites passam por problemas graves quando fazem uma transição para uma nova plataforma, novo layout, CMS e acabam esquecendo de fazer os redirecionamentos necessários para que o usuário seja mandado do antigo endereço para o novo. Este problema acontece com muita frequência entre os donos de sites/lojas virtuais e é mais comum que alguns podem imaginar, sendo que a resolução nem sempre é rápida e fácil (apesar de existir plugin no WordPress que facilitando a vida de quem usa a plataforma).
É importante tenhamos em mente que SEO é e continuará sendo uma estratégia de médio-longo prazo, pois estamos mais ligados à filosofia do projeto, recomendações técnicas e melhorias em conteúdo. Todas estas envolvem pessoas e reflexões para solução de problemas. Não existe milagre na gestão de SEO e sim bons profissionais.