A maturidade de uma empresa está relacionada a expertise que ela possui. Em outras palavras, a maturidade corporativa está ligada aos processos internos e a forma que eles são planejados, executados e gerenciados.
Além da maturidade do seu negócio, também é possível observar sua maturidade digital, ou seja, o quão apta está sua empresa para competir no ambiente digital que não para de mudar.
Identificar o nível de maturidade de sua empresa é algo importante para observar questões sobre o desenvolvimento do negócio, detectar oportunidades e orientar pontos a serem aperfeiçoados.
Para medir essa maturidade é levado em conta os procedimentos ou métodos para gerenciar os processos e projetos, a existência de ferramentas de gestão, a integração de processos, a gestão integrada com objetivos definidos e apoio da liderança. O nível de maturidade vai depender da importância que sua empresa dá para uma política de melhoria contínua.
Empresas maduras atingem seus objetivos de forma consistente e eficiente e procuram colocar em prática todo conhecimento adquirido e gerar resultados significativos, destacando-se no mercado. Já as companhias imaturas não pensam nos processos e métodos que são adaptados conforme as situações e seus resultados são imprevisíveis e inconsistentes.
Obviamente expandir seu negócio traz vantagens como o aumento dos lucros e a expansão da reputação no mercado. Para ampliar sua empresa é preciso fazer algumas observações:
Antes de expandir sua empresa é necessário verificar o sucesso e a rentabilidade da sua operação e fazer uma projeção do resultado a longo prazo, levando em consideração as dificuldades, a sazonalidade e as formas de gestão. Se após essa análise identificar que o resultado é positivo, então é hora de começar a crescer.
Qual o melhor formato irá atender o crescimento da sua empresa? Franquia, licenciamento, canais multimarcas, capital próprio, investidores estratégicos? Uma alternativa para a melhor escolha é através de uma assessoria de consultoria que fará uma análise do seu planejamento financeiro, estratégico e operacional com o objetivo de mostrar seu potencial de expansão e lucratividade.
Para aumentar seu negócio é preciso investir tempo e dinheiro e, por esse motivo, é necessário saber o quão seguro você está para colocar em prática essa solução. Planeje, entenda os riscos e benefícios e só depois tome sua decisão.
Durante a expansão é importante pensar qual será o seu papel nesse processo. É preciso escolher qual função irá desempenhar, se vai estar à frente do novo negócio, se vai dar suporte na implantação, se vai fazer a expansão em paralelo com o operacional, etc. É preciso tomar cuidado qual será a melhor conduta e não deixar que a qualidade da gestão seja prejudicada.
Uma forma de validar a expansão é através da estruturação de um modelo ou criação de um layout padrão (em casos de franquias). O importante é estar preparado e pensar tanto nos fatores financeiros quanto nos operacionais. Invista em treinamentos, em novas formas de gestão e inove sempre.
Otimize seu site para que ele apareça nas primeiras posições (invista em SEO), tenha informações sobre o produto de forma clara e completa, garanta que a experiência do usuário seja objetiva e fluida com um site responsivo e garanta a segurança dos dados do seu cliente.
O relacionamento com seu cliente também é um fator muito importante, além de estabelecer um contato direto é possível mapear seus interesses e criar uma boa estratégia de marketing. Promoções, frete grátis, cupons de desconto e soluções de pagamento, são algumas alternativas simples que ajudam alavancar suas vendas.
Está na hora de ampliar seus negócios? Fale com a Agência R8, ajudamos você a expandir seu e-commerce.