Realizar um sorteio no Instagram pode ser muito vantajoso para a visibilidade e popularidade da sua marca. É um jeito de atrair o engajamento do público e encantá-lo ao mesmo tempo, aproveitando para promover seus produtos.
No entanto, esses benefícios só vão se confirmar se você acertar na estratégia e na implementação do seu sorteio. Além de ser necessário seguir algumas regras, é importante considerar o perfil do seu público e a identidade da sua marca antes de tomar qualquer decisão.
Parece algo difícil? Para facilitar o seu trabalho, reunimos, neste artigo, as principais informações que você precisa considerar ao realizar o seu sorteio no Instagram. Aproveite!
A sua empresa precisa contar com bons mecanismos para incentivar o engajamento do público e encantá-lo com experiências positivas. É possível contar com esses dois benefícios principais ao realizar um sorteio no Instagram ou em outra rede social.
Além disso, dependendo das condições do seu sorteio, você poderá aumentar consideravelmente o alcance do seu perfil.
Por exemplo, se você pedir que os participantes marquem amigos, conseguirá trazer muita gente nova para a sua marca. Basta contar com um conteúdo atrativo para ganhar o follow delas.
A Caixa Econômica Federal é o órgão que fiscaliza sorteios realizados nas redes sociais no Brasil. Para não ter problemas, você precisa adequar as características da sua ação às normas determinadas pela Caixa.
Ou seja, para que o seu sorteio não gere uma multa para o seu negócio, você precisa se cadastrar no site da Caixa e pagar a taxa para obter uma autorização.
Lá, você também deverá especificar a mecânica da sua ação, então, certifique-se de defini-la bem antes de começar.
Pagar uma taxa para realizar um sorteio no Instagram e esperar a autorização da Caixa pode parecer um gigantesco contratempo em sua campanha, mas são passos essenciais para a sua ação dar certo.
Afinal, a sua empresa pode ser multada se não se adequar a essa regra.
A legislação prevê uma penalidade de até 100% do valor dos prêmios prometidos para a sua empresa se ela não realizar o processo adequado. Ela também pode ser proibida de realizar esse tipo de ação por até dois anos depois desse episódio.
Para chamar a atenção do seu público e avisá-lo sobre o seu sorteio, você precisa criar posts temáticos.
Empregue a identidade visual da sua marca e, de preferência, crie um nome para a sua ação. Vale a pena até contar com uma hashtag especial.
Além disso, é importante deixar bem claras quais são as regras do sorteio. Especifique o que os participantes precisam fazer para disputar, como seguir o seu perfil, marcar um número de amigos, entre outros.
Como qualquer outra ação de marketing, só é possível saber se você teve sucesso se objetivos concretos foram definidos no início.
Por exemplo, se você quer aumentar o seu número de seguidores, obviamente esse indicador servirá de termômetro para o sucesso da sua campanha.
Lembre-se de comparar os seus resultados com uma semana típica de crescimento do seu perfil.
Assim, é possível perceber qual a diferença gerada pelo sorteio no Instagram em relação ao seu engajamento e número de seguidores. Isso servirá para comprovar a eficácia das suas ideias.
Viu só como não é difícil planejar e realizar um sorteio no Instagram? Aproveite os benefícios desse tipo de ação e implemente já a sua.
Aprenda mais sobre como usar o Instagram para promover seu negócio. Confira como usar essa rede social para vender mais!