Sabemos que a internet é um mar de informações e uma de suas vantagens (em comparação com mídias tradicionais) é a sua capacidade de mensuração de quase tudo. E em um e-commerce, esta tarefa ganha bastante destaque e merece muita atenção e planejamento. Muitos lojistas acham que a medição de conversão de um e-commerce é apenas pela quantidade de pedidos de orçamento ou compras de um produto. A mensuração de conversão vai além disso em uma loja virtual, pois são diversos tópicos que devemos observar na conversão para podermos alcançar resultados significativos nas vendas.
Neste momento de crises econômicas em que o nosso país está passando, saber medir a conversão do nosso e-commerce é bastante mais que uma questão técnica, e sim, de sobrevivência. Por isso, separamos algumas orientações para serem seguidas para melhorar a conversão em seu e-commerce, confira:
Opiniões dos clientes: exiba as opiniões de seus clientes em relação ao seu serviço ou produtos, pois quando o usuários visualizar o feedback deles, se sentirão mais confiantes em realizar uma compra em seu loja virtual. Essa “prova social” é de extrema importância na tomada de decisão de uma pessoal no momento da compra.
Detalhes dos produtos: é importante que você consiga disponibilizar a maior quantidade de informações possíveis sobre o produto que está comercializando, em que suprirá a experiência que uma compra na loja física proporciona. Esses detalhes deverão ser mostrados com imagens de alta qualidade acompanhados por textos e, se possível, um vídeo demonstrativo.
Tráfego: você deve fazer todas as análises possíveis de seu tráfego, entendendo de onde vieram, por quais páginas passaram, seu tempo médio, onde clicaram, etc. Uma ferramenta fundamental para isto é o Google Analytics.
Variedade: se seu e-commerce não é voltado para um mercado específico e pequeno, é importante que saiba variar a quantidade e tipos de produtos ao máximo.
Últimos produtos visualizados: muitos usuários navegam pelo e-commerce e conferem alguns outros produtos sem o encaminharem para o carrinho de compras. Desse modo, disponibilize um local onde o usuário/cliente possa conferir os últimos produtos visualizados por eles.
Promoções: Qualquer tipo de promoções e descontos chama a atenção dos clientes e é fácil de mensurarmos, como, por exemplos, descontos no frete ou produtos.