ROI e ROAS são dois indicadores de desempenho dos resultados de uma campanha, então, é preciso entender que cada um exerce uma função. Ou seja, na prática, eles são diferentes.
Mesmo sendo muito parecidos, ROAS e ROI tem significados e objetivos diferentes. Pode perceber até pelo grau de popularidade o quanto se diferenciam. ROI é bem mais conhecido do que ROAS, um conceito relativamente novo no universo do marketing e publicidade. Ao acompanhar as duas métricas, você descobre onde ganha ou perde dinheiro com suas campanhas e estratégias digitais.
O ROI é o Retorno sobre o Investimento. Ou seja, é a métrica utilizada para verificar se todo o investimento que você teve em uma campanha de marketing gerou resultado. Ele leva em consideração não apenas o seu gasto efetivo com publicidade mas todo o gasto que você tem com a empresa. ROI mede lucros em relação aos custos.
Para calcular o retorno sobre o investimento, você só precisa subtrair os custos das receitas e dividi-los pelos custos totais que você teve.
A fórmula do ROI funciona da seguinte forma:
Por exemplo: você lucrou 100 mil em uma campanha que teve um custo de 10 mil. Assim, subtraia 10 de 100. Você terá 90. Divida 90 por 10. O resultado será 9 x 100. Ou seja, você teve um lucro de 900% que equivale a 9x o valor investido de 10 mil que significa que a cada R$1,00 gasto você lucrou R$9,00.
O ROAS por sua vez, é o Retorno Sobre o Investimento Publicitário. Quando se trata de publicidade o ROAS é um indicador mais preciso de seu desempenho publicitário, porque ele mede apenas as receitas e os custos associados à sua campanha publicitária. Pode ser calculado por empresas de todos os portes, para que o gestor facilite a tomada de decisões sobre quais campanhas e canais melhor funcionam. Apenas para que fique mais fácil entender, são considerados como gastos os custos diretamente relacionados à publicidade. O que também inclui o salário dos profissionais envolvidos e aluguel de equipamentos, além do valor usado para divulgá-lo.
ROAS = (Retorno conseguido com os anúncios pagos / Custos publicitários envolvidos) x 100
Com o ROAS você consegue mensurar quanto você teve de retorno a cada R$1,00 gasto. Vale a pena lembrar que ainda não existe um consenso sobre quanto deve medir um ROAS aceitável. Isso porque é um valor que varia de empresa para empresa, sendo influenciado pelas margens de lucro e pela própria saúde financeira do negócio. Mas, em todo caso, o mais recomendado é que fique sempre acima de 2. Caso fique em 1, quer dizer que não tem ganho nem prejuízo.
De forma simplificada, o ROI permite avaliar a saúde geral do seu negócio, enquanto ROAS permite avaliar o desempenho de publicidade. São KPIs importantes de serem acompanhadas.
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