fbpx
  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Rede Social: quais seus tipos e particularidades

Rede Social: quais seus tipos e particularidades

marketing |
4 de outubro de 2019
Rede Social: quais seus tipos e particularidades 0 Comentários
Por: Agência R8

Hoje em dia, praticamente, toda e qualquer pessoa está presente em pelo menos uma rede social. As plataformas de interação social virtual que temos disponíveis hoje, vieram com o intuito de aproximar pessoas com os mesmos interesses.  Nesse artigo do nosso blog, vamos abordar e explicar como utilizar algumas dessas redes sociais para a sua empresa ou negócio. Afinal, é importante estabelecer uma comunicação direta com sua audiência e conhecer estratégias para captação de dados desse público. Vamos lá:

Rede social – Facebook:

Criado em 2004, o Facebook nasceu como um meio de aproximar e conectar estudantes universitários nos Estados Unidos. Nesses 15 anos de existência, essa rede social realizou mudanças que permitiram com que as pessoas passassem a fazer negócios em sua plataforma, além de se tornar um negócio mundial. Hoje é possível, além de criar perfis pessoais, criar uma página da sua empresa ou negócio para se relacionar com os quase 2 bilhões de usuários cadastrados. O Facebook é uma boa plataforma para se relacionar com clientes e gerar discussões. Seu conteúdo pode incluir vídeos e fotos. Os textos em sua grande maioria contam uma história e convidam ao público para deixar sua opinião ou desenvolver uma ação.

A plataforma também oferece um espaço de Marketplace onde você pode criar anúncios dos seus produtos bem como também, a possibilidade de criar anúncios que serão exibidos no feed das pessoas. Nesses anúncios é possível atingir e segmentar uma parcela dos usuários de acordo com seus interesses e dados demográficos. Pelo Facebook, você pode também direcionar seus seguidores para uma landing page  ou utilizar-se se apps para, em troca de algum benefício ou desconto, conseguir os dados das pessoas interessadas nos seus produtos, por meio do preenchimento de formulários. Sendo assim, é possível utilizar-se da rede social para capturar leads para a sua empresa e desenvolver, a partir desses dados, campanhas de marketing direcionadas a um determinado público e trabalhar seu funil de vendas.

Instagram:

Criada em 2010, o Instagram é uma rede social de compartilhamento de imagens e vídeos entre seus usuários. Possui 3 tipos de compartilhamento de imagens distintos: feed, storie e IGTV. Com cerca de 1 bilhão de usuários ativos mundialmente em 2018, os brasileiros somam cerca de 66 milhões de usuários deste número. As postagens no Instagram têm o intuito de demonstrar um conteúdo que seja chamativo aos olhos e que desperte o interesse e curiosidade em seu público. A possibilidade de trabalhar com filtros e gifs em suas 3 formas de compartilhamento (feed, stories e IGTV) auxilia, e muito, deixar sua foto ou vídeo mais chamativo e interessante.

“Uma imagem vale mais do que mil palavras.” – As imagens do feed devem ser bonitas e chamativas para despertar o interesse do seu público. Suas legendas, geralmente são sucintas, uma vez que o preview aparente para o usuário é de 2 linhas de texto. Use e abuse da criatividade e técnicas de redação publicitária para fazer com que os usuários continuem a ler o seu texto. Em publicações empresariais, é comum observarmos textos com curiosidades sobre algum assunto que se relacione com o nicho e/ou mercado das empresas. Nem sempre as postagens do feed são direcionadas para venda direta. O Instagram é uma rede social para se criar, através de imagens, um relacionamento e uma autoridade no seu nicho de mercado.

As publicações em formato de Stories, são mais dinâmicas. Por contarem com apenas 15seg de exibição, devem possuir um apelo visual sucinto capaz de prender o expectador despertando sua curiosidade de continuar assistindo ao conteúdo da sua marca. O IGTV é a funcionalidade dentro desta rede social que permite o compartilhamento de conteúdos em vídeo com mais de 1min de duração.

Tanto no Feed quanto no Stories e no IGTV é possível fazer anúncios da sua marca ou produtos. Da mesma forma como no Facebook, é possível segmentar seu público de acordo com seus interesses e dados demográficos. Perfis com mais 10mil seguidores têm disponível a funcionalidade de linkar para um site externo à rede social seus stories. Além de anúncios pagos, outra forma de anunciar no Instagram é através de parceria com celebridades e influenciadores que podem ser patrocinadas para fazer uma foto promovendo um produto. Kylie Jenner chega a cobrar U$1 milhão. As celebridades devem avisar que foram pagas para que o público fique ciente que estão fazendo propaganda.

Confira nessa matéria da Resultados Digitais os tamanhos e dimensões para imagens no Facebook e Instagram.

LinekdIn:

O LinkedIn é uma rede social lançada em 2003. O foco do LinkedIn é negócio. Todas as pessoas que estão lá estão para:

  • fazer negócios,
  • compartilhar experiências profissionais,
  • encontrar leads,
  • divulgar a sua empresa e,
  • principalmente, conectar-se com outros profissionais.

Atualmente, conta com mais de 500 milhões de usuários – 45 milhões são brasileiros – em 200 países. Destes usuários, 40% checam a rede social todos os dias. Esses números, é claro, são substanciais, mas o que realmente importa é que um em cada três profissionais possuem uma conta no LinkedIn, e 49% dos tomadores de decisão de empresas usam a rede para propósitos profissionais. Com esse nível de engajamento profissional, o LinkedIn é uma ferramenta que você e sua empresa não podem ignorar.

Seu conteúdo deve ser desenvolvido para conversar e atrair seu mercado, atingindo os profissionais certos e interessados em seu negócio. Existem vários tipos de contas disponíveis.

A versão premium para usuários aumenta:

  • o alcance da sua conta pessoal,
  • o número de relatórios,
  • dados e informações adicionais de outros profissionais.

Para os negócios, existe o LinkedIn Sales Navigator, que utiliza um algoritmo configurado com várias categorias, como geografia, título, função, tamanho da empresa, que seleciona e lista automaticamente leads potenciais presentes na rede.

Há também o LinkedIn Ads, que funciona de forma similar ao Google AdWords, com conteúdo patrocinado ou anúncios de texto e que, dependendo do seu público e produto, pode ser muito mais eficiente para chegar em um lead mais qualificado e com maior interesse na sua empresa.

A Agência R8 está presente em todas essas redes sociais. Siga a gente e fique por dentro das nossas atualizações!

 

 

Compartilhe

categorias +

Posts em destaque