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Qual a importância do benchmarking no marketing digital?

marketing |
25 de abril de 2019
Qual a importância do benchmarking no marketing digital? 0 Comentários
Por: Agência R8

Benchmark pode ser traduzido como “referência”. Na prática, ele é um processo de análise de mercado que toma como referência uma empresa (ou mais) para analisar a concorrência e o seu posicionamento no mercado.

Para não ficar atrás da concorrência e não perder o timing das novidades, o benchmark é uma solução para buscar inspirações para direcionar e desenvolver seu negócio garantindo seu sucesso.

Então, fique de olho na concorrência, mas cuidado para não copiar o que seu concorrente está fazendo. A ideia do benchmark é observar a concorrência e aprimorar aquilo que você já faz.

Quais as vantagens do benchmarking?

O benchmarking é uma maneira vantajosa de ter insights por meio da concorrência. Com ele é possível:

  • Acompanhar tendências do mercado
  • Identificar pontos de melhoria
  • Estabelecer objetivos e metas realistas
  • Identificar seus diferenciais
  • Inovar

Como aplicar o benchmarking no marketing digital?

A estratégia do benchmark serve para empresas de todos os segmentos, independente do seu tamanho. Por esse motivo, é interessante que o marketing de sua empresa esteja alinhado com a aplicação dessa estratégia.

Fazer o benchmarking no marketing digital é ainda mais necessário por ser um mercado bastante dinâmico. Transforme o que existe em algo melhor, realizando o benchmarking no marketing digital é possível identificar os pontos fracos e fortes da concorrência e planejar ações para melhorar seu negócio.

Então, antes de mais nada, é preciso fazer uma análise da sua própria empresa para encontrar os pontos que precisam ser melhorados e definir o que será analisado. Só depois procure por empresas que podem servir de referência.

Utilize ferramentas de análise da concorrência. Elas podem ajudar a monitorar a concorrência fornecendo uma série de indicadores de marketing digital, como: duração da visita, informações de tráfego, taxa de abandono, dados fornecidos pelas redes sociais, entre outros. Alguns exemplos de ferramentas de benchmarking em marketing online são: Semrush, Página do Google Insight, Alexa, LikeAnalyzer, SocialMention, Buzzsumo, Klou, etc.

Aproveite para elaborar uma tabela para comparar ações e atributos das empresas escolhidas. O objetivo é comparar e analisar todas as informações que conseguir e verificar aquilo que pode ser usado para melhorar seu negócio. O segredo é descobrir os pontos fracos e fortes da concorrência e também os seus. Assim, é possível planejar o marketing digital da sua empresa dentro da sua realidade e conquistar maiores resultados.

 

Como você pode ver, o benchmarking é uma maneira de pensar diferente, estar por dentro das tendências e inovar. Uma boa análise dos dados da concorrência pode garantir o sucesso do seu negócio dentro e fora do mundo digital. Quer sair na frente? Fale com a Agência R8.

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