No dia 3 de agostou chegou ao Brasil o aplicativo que pode ser considerado o mais esperado de todos os tempos: Pokémon GO.
O app foi desenvolvido em 2013 em parceria entre a The Pokémon Company, a Nintendo e a Niantic.
No jogo você captura, luta e treina seus Pokémons que aparecem pelo mapa, respeitando suas condições geográficas.
Ex: Pokémons de água geralmente aparecem próximo a rios e lagos.
A ideia do jogo é que a pessoa saia pelas ruas a fim de capturar esses pokémons e treiná-los até que eles se tornem Mestres Pokémons.
Antes de chegar ao Brasil o App já batia o download em 100 milhões de vezes, segundo o App Annie.
Ele também vem faturando cerca de 10 milhões de dólares por dia.
Mas Ok! O foco da conversa não é esse. E sim, o que está acontecendo com o mundo depois desse lançamento.
A chegada do Pokémon GO trouxe opiniões e comentários em graus diferentes.
De comparações absurdas, até aquelas que fazem algum sentido.
Pessoas a favor e pessoas expressamente contra onde diziam que o jogo acessaria todos tipos de senhas e informações sobre vida, que o mundo estava perdido com essa gente que sai na rua para caçar monstro, que as pessoas ficaram burras por dar credibilidade a esse tipo de app e mais vários comentários nesse sentindo, denegrindo o pobre Pokémon.
O aplicativo é como qualquer outro: Tem acesso à sua localização, aos seus dados, à sua configuração de câmera, à sua casa, família e vida.
Nenhum aplicativo que você baixa em seu Smartphone te livra disso.
O Facebook também usa desse método “invasivo” e o Google mais ainda.
Eles sabem cada passo que damos, e acredito que até o que estamos pensando.
O curioso e que destaca o Pokémon GO em todos seus níveis é que ele é um jogo com uma tecnologia digital muito desenvolvida e ainda assim permite a interação fora de casa.
O conceito mais falado quando o assunto é a tecnologia digital é o da mesma prender as pessoas aos seus aparelhos de forma que elas fiquem presas em um local fixo e em si mesmas.
O Pokémon GO é diferente: Você sai às ruas para concluir o jogo e isso aplicativo nenhum ainda possibilitou.
As ruas estão cheias, as praças e os pontos urbanos estão lotados de crianças, de adultos e até mesmo idosos.
As ruas voltaram a ter um movimento interativo que gera dicas e troca de ideias e experiências.
Pokémon GO transcendeu em suas possibilidades e deixou de ser apenas um jogo.
Ele se tornou um marco para a história da tecnologia digital.
Com tudo muito recente é difícil saber o rumo que essa novidade irá tomar.
Pensando pelo lado positivo dá para imaginar mais ideias, mais melhorias, e muitas empresas de Marketing usando desse novo conceito para inovar e sair na frente.