• Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Planejamento 2021: como preparar a sua empresa para o próximo ano

Planejamento 2021: como preparar a sua empresa para o próximo ano

marketing |
22 de dezembro de 2019
3 Comentários
Por: Raphaela Bagnete

Definitivamente, 2021 está a menos de 15 dias da nossa realidade. E, diferente da famosa canção “e o que você fez?”, a pergunta agora é: o que você e sua empresa irão fazer no próximo ano? 

Como se preparar? O que esperar? Como se planejar?

Diante dos novos desafios para os negócios, que não foram poucos no ano de 2020, as empresas precisam, mais uma vez, se reinventar e estar preparadas para mudanças. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa reta final e começar 2021 com o pé direito. Continue com a gente neste artigo para saber mais.

Revise seu ano 

O primeiro passo é revisar o seu ano, colocar na ponta do lápis o essencial, como seus números, receita e margens de lucro. Documente o que você aprendeu ao decorrer do ano e quais foram as tendências. 

Fazendo isso, você não perde tempo tendo que aprender de novo o que funcionou ou não. Você regista o máximo de informações possível, tem uma visão panorâmica da empresa e  se prepara para o próximo ano.

Avalie seus objetivos 

O que você deseja para a sua empresa no ano que vem? Aumentar as vendas? Abrir uma filial? Contratar mais pessoas? 

Com essa pergunta, você consegue estabelecer metas relevantes, atingir seus objetivos e forçar a empresa a ser mais responsável para tal finalidade. Quando você planeja e define de forma clara seus planos, pode seguir um caminho objetivo.

Com a sua equipe, formule estratégias 

Após definir os objetivos da empresa, é hora de reunir a equipe e formular estratégias coerentes. Lembre-se de ser realista e não planejar nada além do que você acha que é capaz. A frustração gera desmotivação e isso não é nada bom. 

É válido lembrar que uma estratégia de marketing para 2021 vai contribuir para a empresa se manter competitiva no mercado. 
Alinhe, por exemplo, se os seus produtos ou serviços estão adequados para o seu público-alvo, se o seu trabalho diário se encaixa em suas principais táticas de negócio e assim por diante. Caso necessite de suporte especializado, lembre-se de contactar a gente!

Projete diferentes cenários 

Projetar diferentes cenários nunca foi tão usado na prática como em 2020. E agora, com a experiência vivida durante a pandemia, esse tópico será levado muito mais a sério. 

Na hora de se planejar, é importante estar preparado para tudo, tanto para o melhor quanto para o pior. Busque entender como sua empresa pode reagir a um cenário otimista e também pessimista. 

Esperamos que este artigo seja válido para você e para sua empresa. Se gostou do conteúdo, compartilhe com pessoas que possam se interessar!

categorias +

Posts em destaque