fbpx
  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Otimização de sites: dicas de SEO para seu e-commerce

Otimização de sites: dicas de SEO para seu e-commerce

marketing |
27 de julho de 2015
0 Comentários
Por: Agência R8

Dicas fundamentais para a otimização de sites e e-commerces na gestão de SEO.

otimizacao-de-sites-dicas-de-seo-para-e-commerce

A gestão de SEO é de extrema importância para o sucesso de qualquer empreendimento, pois, estar bem posicionado de forma estratégica nos principais buscadores da web irá fazer toda a diferença para o seu negócio. Diversos diferenciais competitivos que podemos elencar aqui, tais como: aumento das vendas, maior presença da empresa na web, aumento do top of mind, maior credibilidade etc. Por isso, o SEO deve ser umas das ações de marketing digital na qual o empreendedor deve levar em consideração para a geração de tráfego orgânico.

Mas, o que é de fato SEO?

SEO (Search Engine Optimization), é umas das atividades do marketing digital que tem como objetivo otimizar as páginas de um site/portal/blog para que as mesmas fiquem bem posicionadas nos resultados orgânico do sites de busca, como Google, Yahoo e Bing. A otimização serve para que esses sites de busca identifiquem mais facilmente os elementos fortes do seu site e o coloque nas primeiras posições de seus resultados de pesquisas.

 No momento em que um usuário faz uma pesquisa no Google determinada palavra-chave e encontra o seu site nos primeiros resultados, as chances dele reconhecer que seu site é referência naquele assunto, são grandes. O que gerará tráfego qualificado para sua empresa e, consequentemente, mais vendas.

Alguns motivos para se investir em SEO:

Capacidade de alcance:

A internet como uma mídia global, pode possibilitar que seu negócio ultrapasse qualquer área geográfica. Portanto, o SEO pode levar a sua marca e produtos até consumidores muito distantes de você, mas que você possa vender para eles. Pessoas de qualquer lugar do Brasil podem encontrar seu site a partir das pesquisas realizadas no Google.

Melhor retorno:

Independentemente do ramo de atuação de uma empresa, já foi comprovado que a gestão de SEO trás mais retorno sobre o investimento (ROI) do que muitas ações de marketing digital que normalmente os lojistas dão preferência.

Siga abaixo uma lista com algumas dicas para se conseguir melhores desempenhos em sua gestão de SEO para seu e-commerce:

1 – Conteúdo relevante nas descrições de produtos:

Evita utilizar a descrição de seus produtos que são originários do fabricante. Muitos lojistas estarão disponibilizando produtos do mesmo fabricante e também colocarão a mesma descrição, o que pode gerar conteúdo duplicado e atrapalhar o seu SEO. Crie conteúdos únicos para cada produto, sempre focando que colocar as palavras-chave entre eles.

2 – Definição de palavras-chave:

Assim como as estratégias de Links Patrocinados, você deverá selecionar palavras-chave relevantes de seu segmento, para trazer o público que realmente poderá comprar seu produto ou serviço. A ferramenta Planejador de Palavras-chave do Google AdWords irá de auxiliar na coleta dessas palavras-chave. Você poderá fazer o acompanhamento das posições de suas páginas para determinados termos através de diversas ferramentas disponíveis no mercado, dentre elas, o Google Webmasters Tools, que é gratuito.

3 – Criação de um Blog:

A produção de conteúdo é fundamental para que o Google considere que seu site possui autoridade em determinado assunto e o posicione entre os melhores resultados. E pensando em produção de conteúdo, o blog é excelente para isto. É importante que o empreender crie um blog no mesmo domínio do site da empresa que comece a publicar artigos e notícias pertinentes ao segmento que atua. Assim com dicas para aumentar as chances dos usuários virarem clientes.

4 – Otimização para Mobile (dispositivos móveis):

Em muitos e-commerces já se nota que a maior parte dos acessos vem através de usuário de dispositivos móveis, assim como a realidade do crescendo aumento de smartphones e tablets que já já superam os desktops. Portanto, ter um site amigável para mobile será importante para o SEO de seu e-commerce, no momento em que o Google já informou que dará mais relevância à sites mobile friendly.

Otimização de sites – dicas de seo para seu e commerce from Rafael Rangel

 

 

Compartilhe

categorias +

Posts em destaque