Estar familiarizado com técnicas de otimização é essencial para ter chances de aparecer no topo do Google. Você certamente deseja alcançar esse patamar de visibilidade. Então é importante lembrar que quem trabalha com publicação de conteúdo na internet precisa saber o que são palavras-chave head, mid e long-tail.
Palavras-chave são termos usados pelas pessoas para fazer pesquisas no Google. O algoritmo do buscador, por sua vez, encontra páginas que citam essas palavras de forma relevante e orgânica. É o seu papel preparar o seu site para ser devidamente compreendido por esse sistema.
Só que existem várias formas de fazer buscas no Google, o que deu origem à classificação dos tipos de palavras-chave. Aprenda mais sobre isso a seguir!
São termos mais genéricos que figuram em buscas gerais. Por serem bem amplas, têm alta procura e, consequentemente, alto volume de concorrência.
Exemplos de palavras-chave head-tail: roupas masculinas, curso de inglês, turismo, marketing digital.
Situada no meio termo, está a palavra-chave mid-tail. Ela é mais específica que a anterior, podendo oferecer menos concorrência, mas, ainda assim, pode ter um volume considerável de conteúdo.
Exemplos de palavras-chave mid-tail: vestidos femininos para festas, curso de inglês a distância, turismo de aventura.
As palavras-chave long-tail são altamente específicas, revelando uma clara intenção do público em relação ao conteúdo. Costumam ter baixa concorrência, mas alto potencial para agradar a audiência que busca por elas. Isso pode ser muito valioso para os seus resultados, então vale a pena explorá-las.
Exemplos de palavras-chave long-tail: curso de inglês barato em Perdizes, curso de marketing digital para advogados, turismo de aventura na Austrália.
Determinar quais serão as palavras-chave do seu conteúdo é um exercício que depende muito do seu conhecimento a respeito do perfil da sua audiência. Esses termos revelam a intenção por trás da busca, então você precisa entender não só as necessidades dessas pessoas como também que tipo de solução estão procurando.
Uma ótima forma de escolher as palavras-chave certas envolve olhar para o que os seus concorrentes estão fazendo. É um esforço duplo: você pode encontrar inspiração em termos para utilizar e entrar em concorrência ao mesmo tempo em que consegue detectar oportunidades que não estão sendo exploradas adequadamente.
Neste artigo, você aprendeu o que são palavras-chave head, mid e long-tail. Então já ficou claro o quanto termos mais específicos podem trazer uma audiência mais qualificada a você. Portanto, lembre-se disso ao selecionar as palavras-chave que serão utilizadas em seu conteúdo. Quanto mais específicas forem, melhores podem ser seus resultados.
Conte com o poder da tecnologia para ajudar no seu trabalho. Para buscar as ideias de palavras-chave adequadas para o seu conteúdo, você pode utilizar ferramentas como o Keyword Tool ou o Google Keyword Planner. Ambas são capazes de mostrar o nível de procura por certos termos e sugerir alternativas relacionadas às palavras pesquisadas.
A resposta para a decisão sobre as palavras-chave do seu conteúdo pode estar nos próprios dados de audiência do seu site. Usando o SEMrush, você pode detectar quais termos são mais buscados por seus visitantes, oferecendo insights valiosos sobre as intenções deles. O próximo passo, então, é desenvolver mais conteúdo nessa temática.
Agora que você já entendeu o que são palavras-chave head, mid e long-tail e sabe de que formas encontrar as melhores para utilizar em seu conteúdo, está na hora de colocar suas ideias em prática. Busque informações precisas e atualizadas a respeito do perfil do seu público para aprender mais sobre as necessidades dele e nunca deixe de monitorar palavras-chave relevantes para o seu negócio.
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