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O que é LEAD e qual a sua importância para os negócios?

marketing |
22 de dezembro de 2019
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Por: Rafael Rangel

Se você já pesquisou sobre qualquer assunto relacionado ao marketing digital, com certeza se deparou com a palavra lead em algum material ou postagem de blog. Mas, afinal, o que é lead?

É exatamente sobre isso que vamos falar neste post, explicando o que é, por que elas são importantes e como consegui-las. Confira!

O que é lead?

No mundo do marketing digital, lead é toda e qualquer pessoa que demonstre algum interesse em adquirir um produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Simples assim. A geração de leads para a sua empresa é um fator fundamental para o seu sucesso, otimizando as taxas de conversão dos sistemas digitais.

Mas como posso saber quando a pessoa é uma lead? De maneira mais ampla, pode-se considerar uma base de leads a sua lista de e-mail de clientes que, com certeza, está um pouco abandonada, os seus seguidores do Twitter e as pessoas que curtem a página de sua empresa no Facebook.

Lead x Visitantes

Essa é uma temática bastante discutida no meio do marketing digital. Se uma pessoa acessou o site de sua empresa, isso quer dizer que ela tem interesse em seus produtos e serviços, logo ela é uma lead, certo? Errado!

Para se tornar uma lead, você deve ter algum tipo de informação sobre ela e acompanhar toda sua rotina dentro de seu site. Para capturar essas informações, você pode optar por diversos caminhos, desde pop-ups perguntando se a pessoa quer se cadastrar em sua newsletter, até a criação de páginas específicas (landing pages) onde a pessoa deve realizar um breve cadastro para receber um determinado tipo de material (e-books ou white papers, por exemplo).

Lead qualificadas

Quando falamos em leads qualificadas, nos referimos a pessoas que demonstraram interesse em adquirir um determinado produto ou serviço de sua empresa e que já passou por um período de nutrição — processo em que você vai munindo a lead de informações relevantes e de interesse dela para ajudá-la a efetivar sua compra.

Além de demonstrar toda a expertise da empresa, o processo de nutrição transmite confiança e segurança a lead para que ela opte pelo seu produto ou serviço em vez dos oferecidos por seus concorrentes.

Razões para gerar leads

Para te ajudar a entender melhor o impacto da geração de leads para a sua empresa, listamos algumas razões:

  • Foco: ao se trabalhar com leads, você consegue focar os esforços de sua equipe de marketing e de vendas nas pessoas que realmente têm potencial para se tornarem clientes, tornando o fechamento de contratos uma atividade mais certeira;
  • Tempo e recursos: essa conta é a mais simples de se fazer, afinal, se você consegue trabalhar de forma mais segura em relação à captação de clientes, consequentemente, você evitará o investimento de tempo e recursos com contatos que não trarão resultados satisfatórios;
  • Relacionamento: como o processo de geração de leads é baseado em relacionamento constante (mas não massivo) com o cliente, você consegue torná-lo um defensor e divulgador de sua marca, gerando mais oportunidades de negócio para sua empresa.

Agora que você já sabe o que é lead, aproveite para ler este artigo essencial sobre os principais benefícios do marketing de conteúdo!

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