A poucos dias o Facebook anunciou novidades em sua rede. São emojis em forma de botão que expressão reações ao curtir determinado conteúdo. No momento em que um usuário curte um conteúdo, ele pode está colocando as seguintes reações: ‘Amei’, ‘Haha’, ‘Uau’, ‘Triste’ e ‘Grr’. Este recurso estava em teste desde outubro do ano passado em 7 países e agora a novidade chega a todo mundo.
Com essa novidade, vemos muitas publicações no Facebook serem bombardeadas por carinhas amarelas com nomes engraçados como “Uau”, “Haha” e “Triste”. Foi a partir do dia 24 que usuários do Facebook no Brasil passaram a fazer mais do que “curtir” um post na rede social. O site começa a liberar as “reações”, botões em forma de emoji que expressam mais do que só a aprovação de um curtir.
Passando para o inglês, os novos botões se chamam: “Love”, “Haha”, “Wow”, “Sad” e “Angry”. No Brasil, essas reações passarão a ser “Amei”, “Haha”, “Uau”, “Triste” e “Grr”. “As pessoas vão ao Facebook para compartilhar todo tipo de coisa, coisas que as deixam felizes, tristes ou bravas”, diz Sammi Krug, gerente de produto do Facebook ao portal G1. A novidade será liberada gradualmente.
Para as opções serem exibidas, o usuário tem de manter pressionado o ícone do botão “curtir”. Ao passar o dedo sobre as imagens, elas interagem, cada um conforme a sua emoção. O “Triste” olha cabisbaixo e chora enquanto o “Grr”, já vermelho de raiva, mexe a cabeça para o lado em sinal de desaprovação.
Os novos botões serão usados apenas para avaliar publicações, ou seja, não poderão ser incluídos em comentários, posts ou em conversas pelo bate-papo. Dessa forma, não substituirão as outras opções de imagens animadas da rede.