fbpx
  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Novo algoritmo do Google 2015: maior autoridade para sites responsivos

Novo algoritmo do Google 2015: maior autoridade para sites responsivos

marketing |
25 de maio de 2015
Novo algoritmo do Google 2015: maior autoridade para sites responsivos 0 Comentários
Por: Agência R8

A nova mudança no novo algoritmo do Google e que promete ter grande impacto nos resultados orgânicos para sites mobile-friendly.

novo-algoritmo-do-google-2015

O novo algoritmo do Google neste ano de 2015 foi anunciado no dia 21 de abril e busca dar mais relevância a sites mobile-friendly. Apelidado de “mobilegeddon”, o algoritmo do Google trará mudanças significativas nos resultados orgânicos dos sites. Em novembro do ano passado, o Google já havia alertado para a necessidade de os sites se adaptarem aos dispositivos móveis e que fossem de fácil navegação, sem a necessidade de alteração de zoom, tamanho do conteúdo, organização de links, dentre outros.

Por isso, cada vez mais sites que não se adaptaram a dispositivos móveis, não verão seu sites bem posicionados em pesquisas feitas através de celulares ou tablets. E pelo fato do uso de celulares no Brasil ser gigantesco, os sites terão um grande impacto no número de acessos vindos do Google.

O comunicado do Google referente ao novo algoritmo em 2015 foi: “Começando em 21 de abril, nós estaremos expandindo nossa interface amigável de celulares como um fator de ranking. Essa mudança afetará as buscas em mobile em todas as línguas ao redor do mundo e terá um impacto significativo nos nossos resultados de busca. Consequentemente, usuários acharão mais fácil encontrar resultados relevantes e de alta qualidade que são otimizados para os seus devices.”.

Apesar de deixar claro que o celular não é a única consideração que ele levará em conta: “Enquanto a mudança para mobile-friendly é importante, nós ainda utilizamos vários sinais para ranquear resultados de pesquisa. O conteúdo ainda é um fator importante – então, se a página tiver um bom conteúdo, mas não for mobile-friendly ela ainda aparecerá bem ranqueada.”.

Por fim, o Google concretizou o que já era uma promessa, dar resultados para usuários de dispositivos móveis para que possa ter uma maior experiência em sites mobile-friendly, sem dar espaço para sites que não são adaptados para esses dispositivos que ganharam uma grande dimensão nos últimos anos. O que poderá dificultar a vida de muitas empresas de pequeno porte, tendo em vista que o custo para deixar o site responsivo costuma ser elevado. Apesar de que os custos de adaptação à nova tecnologia, como todo investimento na internet, dependem do nível de sofisticação programada.

Forma de conteúdo

É essencial que os conteúdos de sites para dispositivos móveis sejam mais concisos, que o conteúdo diga muito, mas com poucas palavras. Isso ajudará a sua versão para mobile não ser confusa para seus usuários, pois as telas dos smartphones são bem menores que as de desktop. O dinamismo em seus conteúdos é de extrema importância em relação à mobile.

conteudo-para-o-novo-algoritmo-do-google
 

Design ideal

É importante que o design do site/blog seja simples e limpo, evitar adicionar muitas imagens, ícones e informações que possam distrair o usuário e ele não ver a mensagem que sua empresa que passar, além de sobrecarregar na velocidade do site.

design-ideal-para-o-algoritmo-do-google

Otimização das Imagens para Mobile

A internet em dispositivos móveis ainda é bastante lenta aqui no Brasil, já que a rede 3G ainda é considerada inferior em velocidade de download. Por isso devemos cortar, redimensionar e otimizar as imagens para melhor atender a resolução específica do dispositivo, fazendo reduzir o tempo de carregamento do site e melhorará a experiência de navegação de seus visitantes.

imagens-na-otimizacao-para-o-algoritmo-do-google
 

Compartilhe

categorias +

Posts em destaque