Com o surgimento da Web 2.0 impulsionada pelas mídias sociais, os consumidores começaram a alcançar uma força que acabou por preocupar muitas das empresas que ainda tinha uma gestão bastante ultrapassada para esta nova era digital. Muitas empresas ainda possuem um modelo de negócio tradicional, onde o poder de persuasão estava totalmente nas mãos das organizações, pois o vendedor realizava a venda e a experiência positiva ou negativa poderia influenciar algumas pessoas, mas isso era de certa forma controlável. Porém, hoje em dia com as redes sociais, compartilhamentos dessas experiências negativas ou positivas tornou-se muito mais amplo em função de ferramentas que possibilitam uma maior interação entre consumidores.
Hoje em dia qualquer consumidor que tenha uma experiência negativa com alguma marca ou produto, ele irá demonstrar a sua indignidade em alguma rede social, seja ela o Facebook, Twitter, Youtube, Foursquare, Google+, dentre outras, o que trará prejuízos irreparáveis a imagem de uma empresa e, consequentemente, levando a diminuição das vendas. Além de sites de relacionamento, compartilhamento de vídeos, blogs etc., existem ferramentas voltadas totalmente aos consumidores, como o Reclame Aqui e o E-Bit.
Apesar tudo isso, qualquer empreendedor que saiba utilizar as redes sociais a favor de seu negócio sairá bastante beneficiado. Qual dono de negócio de web ou fora dela, mas que quer fazer uma gestão de redes sociais deve ter em mente duas coisas bastante simples:
1ª – O consumidor quer ser ouvido, portanto apagar os comentários negativos é uma péssima decisão.
2ª – No meio digital reputação é tudo.
São dois pequenos conceitos que, logo de cara, já mostram do porque na web o marketing focado apenas em vendas não é mais eficaz. As abordagens de antigamente não surtirá mais efeito diante do novo consumidor na era digital.
O que tem acontecido com as grandes marcas é um descontrole na gestão dessas ferramentas, como o Reclame Aqui, por exemplo, no qual muitas das grandes empresas possuem reputações bastante ruins e, ao mesmo tempo muitas reclamações não respondidas. Isso traz ao consumidor, a imagem de negligência por parte da empresa.
A solução para isso certamente não é fácil, mas seria um diferencial para quem quer que fosse que tomasse a iniciativa frente aos concorrentes. É necessário um planejamento de um departamento que vá além do atendimento, comunicação e marketing, um departamento apenas voltado para mídias sociais.