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Mídia online ou mídia offline: como aproveitar as duas na comunicação integrada?

marketing |
19 de outubro de 2017
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Por: Rafael Rangel

O surgimento da mídia online fez com que muitos profissionais acreditassem no fim da mídia offline. Porém, o fato é que se uma empresa deseja sucesso na comunicação integrada, precisa unir ambas as estratégias, aproveitando os pontos fortes de cada uma.

Logo, podemos dizer que a mídia online veio para somar e ajudar organizações a terem maior eficácia na hora de conquistar os consumidores. Por isso, no artigo de hoje mostraremos a importância das duas estratégias e algumas dicas de como colocá-las em prática! Confira!

Por que usar mídia online e mídia offline de maneira integrada?

A mídia offline é constituída por meios de comunicação em massa, como propagandas de TV, outdoors, revistas e outros veículos impressos. Já a online é formada por canais digitais, especialmente redes sociais e sites.

A segunda, a princípio, foi considerada substituta da primeira, mas isso não aconteceu. Afinal, existem locais onde a internet ainda não chegou ou não há tanta influência como estamos acostumados.

Logo, a união entre os dois tipos de mídias pode trazer vários benefícios para a empresa. Entre os mais importantes há:

  • a lembrança da marca em todos os lugares onde os clientes se fazem presentes;
  • o fato da organização ter maior poder para inovar e trabalhar a criatividade.

Isso porque o número de canais aumentou, bem como as possibilidades de investir em diferentes formatos de conteúdo.

Um bom exemplo de estratégia integrada foi a campanha da Renault. A montadora queria avaliar a paixão de seus fãs no Facebook pelo Renault Clio, modelo próprio da marca. Para isso, investiu em uma balança online (de um lado o carro e do outro uma caixa). A ideia era que a medida em que os likes aumentassem, a balança “colocasse” as curtidas na caixa até que o carro pudesse ser elevado.

O engajamento pela campanha foi incrível, fazendo com que a marca ganhasse milhares de fãs em sua página, uma média de 12 mil.

Como colocar a integração em prática?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da integração na mídia online e mídia offline para um empreendimento, daremos algumas dicas que podem ajudá-lo a implementar sua estratégia!

Faça um planejamento

O primeiro passo para garantir o sucesso da estratégia é ter um planejamento. Conheça o seu público, defina sua persona e entenda os canais com maior interação e relevância.

Como as mídias serão integradas, é preciso que as ações conversem entre si. Exemplo: uma ação offline, na rua, que permita a interação entre passantes, precisa estar ligada a uma hashtag que ofereça aos participantes a visualização e interação posterior.

Use a linguagem do seu público

Por mais que as mídias tenham especificidades, é preciso usar a mesma linguagem para gerar empatia com o público e reconhecimento da marca. Preservar a mensagem da campanha e o posicionamento da empresa deve ser o foco da sua estratégia. Se elas forem diferentes, pode gerar confusão e descrédito.

Promova o engajamento

O engajamento é uma das chaves de sucesso para integração entre as mídias. Por isso, insira o público nos projetos a partir de ações possíveis. A Toddy da Argentina fez isso e foi um sucesso! Para a campanha na web sobre sua linha de bolachas, eram solicitadas sugestões de estratégias para divulgação a partir das ideias dos internautas, sendo que as melhores foram direcionadas para o comercial.

Faça uma seleção do produto

Por maior que seja a variedade de produtos ou serviços oferecidos no empreendimento, é preciso escolher seu carro-chefe, uma opção com a qual o público tenha afinidade e as vendas sejam maiores. Para isso, é importante investir em pesquisas de mercado para entender os hábitos de consumo. Focar em um único produto ajudará a visualizar as melhores e piores estratégias.

Usar a comunicação integrada é uma das tendências mais eficazes da atualidade. Portanto, não deixe de seguir as nossas dicas de como trabalhar a mídia online e a mídia offline.

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