Hoje é praticamente impossível imaginar a nossa vida sem a internet, não é mesmo? Inclusive, ela é uma das ferramentas que mais tem impactado as nossas decisões de compra, de consumo, de quem devemos adorar ou odiar… Enfim, é muito difícil não ter a internet influenciando o que fazemos.
Nesse cenário, existe uma ferramenta que, a gente tem certeza que você utiliza pelo menos umas 3 vezes ao dia, isso se o seu telefone já não viver logado… e é claro que nós estamos falando das redes sociais!
E, se tem uma coisa que as redes sociais proporcionaram, foi a democratização da comunicação (afinal, temos mais pessoas produzindo conteúdo, e não o foco em poucos) e novas formas de fazer negócio e propaganda. E é aí que entram os micro influenciadores.
Possuindo entre 10 a 100 mil seguidores, o micro influenciador é um produtor de conteúdo nas redes sociais com um alto poder de impacto, uma vez que ele possui o poder de se comunicar com nichos bem específicos.
De acordo com dados da NetCos, no Brasil existem cerca de 250 mil micro influenciadores, distribuídos no YouTube e Instagram (sendo essa primeira, a plataforma dominante).
Em geral, esse tipo de profissional desempenha um papel de awareness. Ou seja, ele vai levar sua marca ao conhecimento do público. Portanto, não é recomendado que seja utilizado nas estratégias de vendas de último clique, pois as chances de frustração e insucesso da campanha são enormes!
Aqui está a razão pela qual você deveria contratar micro influenciadores: a sua marca vai chegar nos lugares certos. Afinal, uma das principais características deste tipo de profissional, como já citamos anteriormente, é a alta taxa de engajamento.
Outro ponto a ser levado em consideração é que, segundo dados da Social Media Today, 30% dos usuários costumam utilizar bloqueadores de anúncios. Logo, como as pessoas escolheram acompanhar aquele micro influenciador, a sua mensagem vai ser vista.
Além disso, esse tipo de profissional está relacionado a práticas sustentáveis, transparentes e afinidade de valores, até porque o marketing de influência está ligado aos valores de marca.
Um outro dado importante é que, de acordo com monitoramento realizado pela plataforma MightyScout, 82% dos usuários estão dispostos a ouvir a opinião de um micro influenciador, diferente do que acontece com as celebridades.
Se você também conta com uma verba curta para investir nas suas ações de marketing, esse tipo de influenciador costuma custar mais barato que as grandes celebridades.
Bem, agora que você entendeu quem são e qual a importância dos micro influenciadores, deve ter se interessado e está curioso para saber como incluí-los nas suas estratégias de marketing… Por isso, preparamos um checklist para te ajudar nesse momento. Bora lá!?
A verdade é que, quando o assunto são estratégias de marketing, o ideal é fazer o uso das mais variadas ferramentas e técnicas para atingir os resultados almejados. Por isso, é importante conhecer bem quais são os seus objetivos, quem é a sua empresa e quais são as ferramentas e técnicas que estão disponíveis.
Bem, quanto a esse último ponto, só se cadastrar na nossa newsletter e nos seguir no Instagram para ficar por dentro de tudo!