Se a frequência de postagens ideal para fazer nas suas redes sociais é algo que você se questiona, você está no lugar certo! Afinal, essa dúvida surge quando começamos a pensar em estratégias de marketing digital para nossa empresa ou marca. Devemos levar em consideração que existem vários tipos de redes sociais. Vamos falar qual é a frequência adequada para postagens no Facebook, Instagram e LinkedIn – as redes sociais mais utilizadas atualmente pelo público e pelas empresas.
Sempre bom lembrar que manter as redes sociais atualizadas é algo importante para criar uma relação com o seu público-alvo. Quanto mais você posta, mais as pessoas te reconhecem enquanto uma autoridade no assunto. Inclusive, conseguir uma difusão ótima nas Mídias Sociais e construir uma presença relevante, é fundamental sempre buscar o “Efeito Bola de Neve”. Trata-se do processo pelo qual um usuário vê a sua publicação, se interessa por ela graças ao título e/ou uma imagem atraente e, depois, compartilha o conteúdo com os seus contatos. Isso representa uma grande conquista para a sua marca, já que, para os seguidores do usuário, o ato de compartilhar é visto como uma recomendação qualificada do seu conteúdo.
O recomendável para postar no Facebook é de uma vez ao dia. Se você acha que para sua empresa ter uma boa presença no Facebook a melhor estratégia é fazer o maior número de postagens por dia, talvez você precise rever essa estratégia. Grandes empresas multinacionais, com milhões de seguidores em todo o mundo, costumam fazer apenas uma postagem por dia no Facebook. Mas isso vai depender dos seus objetivos e também do número de pessoas que acompanham o seu perfil. Se você deseja aumentar o engajamento em suas postagens, o recomendável é postar com menor frequência. Quando você tem uma frequência grande de posts, o número total de cliques será maior, mas o engajamento em cada um provavelmente será menor. Se o seu negócio ainda está conquistando espaço nas redes sociais, procure iniciar menos postagens.
Resumindo:
A recomendação para o Instagram é de uma a três postagens no feed por dia. Vale ressaltar que o conteúdo das postagens deve ser interessante e relevante. Varie entre imagens e vídeos, uma vez que a plataforma é pra isso. Como o seu foco está nas imagens, é imprescindível que elas sejam de qualidade, estejam condizentes com o perfil da empresa e que passem sua mensagem ao público. Para aumentar a vida útil e, consequentemente o alcance de cada publicação, não se esqueça de usar as hashtags. Outra abordagem interessante é mostrar o dia a dia da sua empresa para aproximar o seu público da sua marca. Tutoriais também devem ser considerados como uma alternativa de conteúdo.
Resumindo:
O LinkedIn é uma rede social voltada para o B2B. Leve em consideração que qualidade é melhor que quantidade nesse caso. Ou seja, compartilhe conteúdos relevantes, do seu blog por exemplo, que abordem temas do seu nicho de trabalho. Pense que é uma rede social onde você pode fazer networking, pois é excelente para facilitar a conexão entre profissionais e empresas. O número mágico aqui é de 1 a 3 vezes por semana.
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Não se esqueça: o ideal é que você sempre faça testes e experimente como funciona cada uma dessas técnicas com a sua audiência. O que dá certo para a os canais de uma empresa não necessariamente é o melhor para outro!
Realize adaptações, de modo a encontrar a frequência perfeita para agradar o seu público. Procure encontrar a média de postagens que agrade o seu público e não sature a audiência.