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Marketing e vendas: entenda por que já passou da hora de integrar os dois times

marketing |
28 de julho de 2017
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Por: Agência R8

Na teoria, os setores de marketing e vendas trabalham para o mesmo fim: conseguir mais resultados para a empresa em termos de lucro. Porém, na prática isso é um pouco diferente, pois falta integração entre as partes e, quando o resultado não é satisfatório, existe a tendência de um empurrar a culpa para o outro.

Visando solucionar esta questão, muitas empresas buscam unir os dois times com o intuito de otimizar processos e obter resultados melhores. Para ressaltar a importância dessa ação, listamos alguns motivos que mostram por que vale a pena investir nessa etapa de integração. Acompanhe!

Melhoria da comunicação interna

Em ambos os setores existem pessoas que dominam a comunicação, porém fazem isso melhor externamente do que internamente. Sendo assim, cabe ao gestor encontrar estratégias que melhorem a troca de informações entre as equipes em prol de atingir resultados maiores.

Uma das ações mais importantes para esse fim é a realização de reuniões periódicas para que os times possam compartilhar suas experiências e opiniões e entender o que precisa ser melhorado.

Isso ajuda também a eliminar qualquer tipo de competição que exista entre os setores e faz com eles se engajem para alcançar o sucesso juntos, sendo a empresa a principal beneficiária dessa ação.

Otimização de processos

Além das reuniões periódicas, muitas informações precisam ser compartilhadas diariamente entre os setores. Levando em conta esse fator, é preciso encontrar algumas estratégias para facilitar esse processo e deixá-lo o mais transparente possível.

Uma das soluções é a utilização de softwares de comunicação e sistemas que facilitam o cruzamento de dados (CRM, por exemplo). Isso representa mais profissionalismo e contribui para que o trabalho conjunto possa ser feito de maneira mais funcional.

Integração de metas e métricas

O setor de vendas lida diariamente com metas, sendo que esses números dizem muito sobre o crescimento e capacidade da empresa em termos de comercialização de produtos e serviços.

Já o setor de marketing precisa definir as métricas adequadas para ter uma análise mais precisa na hora de encontrar as melhores estratégias para atrair potenciais clientes.

Por isso, informações do setor de vendas como tipo de público que mais compra, localização dessas pessoas e perfil financeiro podem ajudar o time de marketing a definir uma estratégia mais segmentada e voltada para esse público-alvo.

Maior reconhecimento e engajamento

A partir da melhoria de resultados advindos da união de esforços entre os setores, é necessário que haja um reconhecimento mútuo entre ambas as partes.

Isso ajuda a deixar todos mais satisfeitos e engajados para obter números ainda melhores e afinar mais a integração entre os times de marketing e vendas, afinal, eles poderão ver o quão funcional é trabalhar de forma conjunta.

Cabe ao gestor também dar um feedback sobre a atuação de cada um e, se necessário, alinhar mais as funções exercidas para cada funcionário, levando em conta a sua posição-chave dentro desse processo.

Esse tipo de trabalho unificado entre marketing e vendas contribui para que a empresa não perca dinheiro por erros estratégicos que podem ser solucionados de maneira simples, bastando colocar algumas das dicas acima em prática.

Quer descobrir como alcançar resultados melhores para a sua empresa? Então, confira mais um de nossos posts: saiba quais métricas de vendas sua empresa precisa acompanhar.

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