fbpx
  • Home
  • /
  • Blog
  • /
  • Marketing Digital: entenda o conceito e suas vantagens

Marketing Digital: entenda o conceito e suas vantagens

marketing |
30 de maio de 2015
Marketing Digital: entenda o conceito e suas vantagens 0 Comentários
Por: Agência R8

Marketing Digital vem ganhando mais destaque a cada dia, devido as suas vantagens para qualquer organização.

 

conceito-do-marketing-digital

O conceito do Marketing Digital

O Marketing Digital é um conjunto de estratégicas que se utiliza de ferramentas digitais para atingir os principais objetivos de uma organização ou pessoal, sejam eles: a potencialização das vendas, a popularização da sua imagem em seu mercado de atuação, dentre outros. O marketing digital parte das mesmas premissas do conhecido marketing tradicional, só que aplicado ao meio digital (internet).

Também podemos afirmar que é um modelo de negócio no qual a internet é usada como plataforma para a realização de ações promocionais e institucionais, com o objetivo de divulgar produtos, serviços, negócios ou elementos de uma marca.

Pelo fato da internet ser a maior fonte de informação em nível global, as empresas começaram a adotar o marketing digital nos seus negócios. É uma plataforma acessível e que oferece oportunidades competitivas para todos os negócios, com qualquer tamanho.

O marketing digital possui ferramentas que servirão para aumentar a visibilidade de páginas na web e atrair consumidores. Dentre essas ferramentas, estão os links patrocinados, a otimização de sites para os mecanismos de busca, os banners de displays em portais e sites, o e-mail marketing, as redes sociais, dentre outros.

O marketing digital cresce cada vez mais e ganha popularidade frente ao marketing tradicional. Apesar dos investimentos em anúncios em veículos tradicionais, como revistas, jornais, televisão e outras mídias, o marketing tradicional não consegue atingir o mesmo número de pessoas e gerar tantos negócios como no marketing digital que possui acesso a uma audiência global, já que a internet não possui fronteiras, além de ter um custo baixíssimo.

A internet abriu portas para que os consumidores se reúnam para compartilhar seus desejos, suas dúvidas, suas opiniões e outros assuntos de seus interesses. Interatividade que não acontece no marketing tradicional. No entanto, o marketing digital possui uma maior agilidade na comunicação não só entre os consumidores, mas também entre a marca e seus clientes. Assim, a empresa consegue obter um feedback mais rápido e preciso daquilo que agrada ou não seu cliente.

 

Vantagens do Marketing Digital

Segmentação: A internet possibilidade que as empresas enviem suas mensagens para o público desejado. As principais ferramentas para isto é o Facebook Ads e Google Adwords, que possibilitam a compra de mídia online. Por essa capacidade, a comunicação costuma ser mais assertiva e, consequentemente dará um maior retorno.

Mensuração: Na internet tudo é mensurável, deste a quantidade de visitantes em um site, até o tempo médio que ele ficou no mesmo. Isso ajuda as empresas a monitorarem todos os seus resultados e fazer comparações dos dados e avaliar o que deu certo ou não.

Interatividade: A internet é um meio que possibilita que qualquer pessoa possa se comunicar com as empresas de forma mais direta, seja ele por meio de e-mails, redes sociais e outros. O consumidor desta nova era é mais ativo e tem a capacidade de produzir e disseminar conteúdos. Por isso, é o meio ideal para que empresas e consumidores se relacionem, criando laços fortes dentre as duas partes.

Viralização: O potencial de viralização na internet é muito grande, em que qualquer conteúdo pode ser passado à diante com uma enorme facilidade. A disseminação de conteúdos por parte dos consumidores de uma empresa, deverá se dar por meio de publicações de conteúdos relevantes para eles.

Globalidade: Com a chegada da internet, barreiras geográficas passaram a não existir. Qualquer pessoa pode ter acesso é conteúdos publicados no mundo inteiro, ou conversar por meio do Skype com uma pessoa na China. Isso não trás pequenas vantagens para as empresas, pois, ela terá concorrentes por todas as partes. Um e-commerce da Argentina pode tomar mercado de um e-commerce aqui no Brasil.

Compartilhe

categorias +

Posts em destaque