Na gestão de Marketing, sabemos que não adiante ter aquelas famosas “métricas de vaidade”, que são curtidas na página do Facebook, links em fotos, etc., sem conseguir provocar um encantamento e engajamento com seu público alvo. O trabalho eficaz de marketing analisar o real grau de envolvimento, influência e interação com o conteúdo, a ação, e o que sua marca provoca nos usuários que estão em contato com ela. Neste caso, o que é mais relevante aqui é o engajamento.
O engajamento é um dos principais elementos do marketing para conquistar e reter potenciais clientes para a sua marca. Nesse ponto de vista, é fundamental a gente entender o conceito de marketing de engajamento e sua importância os negócios.
O conceito central do marketing de engajamento está ligado ao processo de criação de um relacionamento curto e duradouro com os clientes de uma organização. Este relacionamento se da através de estratégias efetivas para que esse engajamento seja o mais transparente possível e que também seja duradouro.
É mais do que importante criar engajamentos verdadeiros entre sua marca e seu público, compreendendo, exatamente suas necessidades e desejos. Além de saber o que eles acham de sua marca. Essa é uma das formas de saber seus pontos fortes e fracos e te dará ideias para trabalha-los a favor de sua empresa. Conhecer seu público alvo e clientes a fundo, é essencial para se começar uma estratégia de marketing de engajamento eficaz.
Apesar de falarmos que as “métricas de vaidade” não sejam tão importantes assim, elas dão indícios de um bom trabalho de engajamento, porém, as métricas pelas quais você deverá ter como centro das ações, são: respostas, ações no ambiente online, citações, indicações, conversões, dentre outras.
Para se atingir esses objetivos de engajamento, devemos passar por processos que nos levarão ao êxito das ações, que são:
Para encantar as pessoas, uma empresa não precisa, necessariamente ter uma verba alta para se investir. É possível que ela crie diversos momentos que encantam, como mensagens, imagens tocantes, vídeos belos, etc. Bons momentos que encantam as pessoas, mostram que a empresa entende seus consumidores e transformam estes consumidores “normais” em clientes fiéis. E fidelização é uma ótima forma de criar um relacionamento duradouro.
Já que o objetivo é mandar um engajamento com seus consumidores, no momento em que eles são estimulados a ter um contato com sua marca, é preciso buscar formas de permanecer-se se engajando com eles. Mesmo depois que o usuário completou o ciclo de vendas, e comprou seu produto, é importante continuar oferecendo algo de valor para ele continuar se relacionando com sua empresa. Seja com conteúdos de qualidade, desconto, etc.