Já falamos aqui no blog da importância que os links patrocinados têm em uma gestão de marketing digital para o seu negócio. Porém, apenas ter uma campanha de Adwords criada não é o suficiente. Por mais que você consiga fazer um bom investimento e ter retornos positivos, avaliar quais pontos foram fundamentais para o sucesso da campanha, é primordial. Estabelecer fatores estratégicos para acompanhar suas campanhas de links patrocinados vai fazer com que você erre da vez menos.
Duas métricas básicas para a análise do desempenho de suas campanhas no AdWords, é o Ticket Médio e o Custo por Aquisição de Clientes:
O ticket médio é o valor médio que um cliente gasta na aquisição de produtos ou serviços. É o valor que você pode determinar pelo montante de vendas e a quantidade de clientes que geraram esse volume de compras em sua empresa.
Já o custo por aquisição de clientes, o chamado CAC, é o quanto você gasta com ações de marketing digital para poder fechar uma venda. Esse número é conseguido através da divisão de seus investimentos pelo número de clientes oriundos de determinada ações, que no nosso caso, campanhas de links patrocinados.
No e-commerce, esse valor costuma ser de fácil medição pelo fato de ter um ciclo de venda curto, em que as vendas acontecem no mesmo instante. Ao contrário de alguns tipos de vendas que podem levar semanas ou meses para o fechamento, como um imóvel, por exemplo.
Anúncios para Rede de Pesquisa:
– Criar títulos que reflitam o que exatamente o usuário busca
– Destaque dos argumentos nas descrições dos anúncios que levar ao clique
– Inserir palavras chave da busca nos títulos
– Fazer testes A/B através de variações de anúncios
Anúncios para a Rede de Display:
– Layout precisa ocupar todo o espaço nos anúncios
– Clareza e textos legíveis das imagens dos anúncios
– Evitar fundos piscando ou em movimento
– Evitar copiar/imitar conteúdos já prontos
– Não fazer capturas de tala em anúncios de texto no AdWords
Sendo uma qualificação com uma nova de 1 a 10, determinando se o anúncios é relevante ou não para os usuários, o índice de qualidade é uma avaliação de grande importância do AdWords. Esse índice vai determinar a posição que seus anúncios irão aparecer na rede de pesquisa do Google, além de determinar o preço por clique que seu anúncio terá.
Seu objetivo será sempre se aproximar ao máximo da nota 10, pois quanto maior for o índice de qualidade, maior será seu retorno nas campanhas de links patrocinados no AdWords. E para conquistar um índice de qualidade bom, siga critérios de determinam a nota que seus anúncios receberão:
Relevância:
O Google está sempre em busca que oferecer resultados de qualidades para seus usuários, sejam eles na busca orgânica ou na paga. A relevância é definida no momento em que o Google avalia as palavras chave, o texto do anúncio e todo o conteúdo na página de destino do mesmo, fazendo uma relação entre esses três elementos.
CTR:
O CTR, ou click through rate, é um índice que indica o número de cliques que seu anúncio recebeu, dividido pela quantidade de vezes que o anúncio foi exibido. É o fator que tem o maior peso no índice de qualidade.
Página de destino:
A experiência do usuário é não levada a sério pelo Google somente no momento da busca, mas também da página na qual ele será direcionado ao clicar no seu anúncio. Por isso, ter um conteúdo de qualidade, uma transparência e uma facilidade de navegação, fará com que sua página de destino fique bem otimizada e receber uma nota positiva (o que também converterá em mais vendas).
Para se ter um melhor desempenho em suas campanhas de links patrocinados, você deverá saber alinhar os objetivos centrais do seu marketing digital com o comportamento e resultados de suas campanhas. Você precisa ficar atento ao números apresentados tanto no AdWords quando no comportamento de navegação através do seu Google Analytics.