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Instagram para negócios: um guia para entender os principais aliados da sua estratégia

marketing |
26 de agosto de 2022
Instagram para negócios: um guia para entender os principais aliados da sua estratégia 0 Comentários
Por: Mariana Marques

Quem já é leitor assíduo aqui do blog, já deve ter lido nosso artigo sobre as redes sociais e sua importância para o seu negócio. Mas agora vamos detalhar melhor sobre a terceira rede social mais utilizada pelos brasileiros, que inclusive tem revolucionado o modo como as pessoas realizam negócios: o Instagram. 

Para melhor entendimento, vamos dividir o texto em 3 partes: métricas, algoritmos e o que fazer para se destacar na plataforma. Já pega o caderninho de anotações e bora lá! 

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Métricas

Com toda certeza, saber interpretar as métricas do Instagram é fundamental para ver como está o seu desempenho na rede, te ajudando a construir estratégias mais certeiras, fazendo a plataforma trabalhar para você. 

É importante lembrar que, para ter acesso às métricas e relatórios, sua conta precisa ser Business, ok?

Quais são as métricas do Instagram?

Na plataforma elas são divididas em 3 grandes grupos: Atividade, Conteúdo e Público.

Como saber se o engajamento é bom? 

É importante entender que, por trás de boas taxas de engajamento, existe todo um processo de construção de relacionamento real com o público cultivado. Ele serve como um termômetro para você entender se está fazendo um bom trabalho em relação ao seu conteúdo e o público que está sendo atingido. 

Em geral, para saber se o engajamento está bom, é utilizada uma taxa geral para calculá-lo, sendo ela: Interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / Alcance. 

O bom dessa taxa é que ela acompanha o engajamento real, já que leva em consideração o alcance do post, e não somente o número de seguidores como base. 

Algoritmo

Ahhh o polêmico algoritmo! Você, com toda certeza, já deve ter ouvido falar muito dele. Inclusive, vira e mexe, centenas de usuários reclamam sobre o modo como ele afeta as entregas do conteúdo. 

Mas, o que é o algoritmo do Instagram? 

Antes de mais nada, é importante entender que não há um único algoritmo operando na plataforma. Logo, é muito complicado apostar em uma única estratégia ou fazer o que “está na moda”, já que os algoritmos estão a todo momento mudando.

Em resumo, o algoritmo do Instagram é o mecanismo responsável por interpretar o comportamento do usuário na rede e, a partir disso, oferecer conteúdo altamente personalizado. 

Como o objetivo da plataforma é fazer com que o usuário fique o maior tempo possível ali dentro, o algoritmo vai buscar entregar sempre aquilo que o usuário quer! Por exemplo: se você é uma pessoa que consome muita coisa sobre culinária, logo a plataforma vai te entregar cada vez mais conteúdo sobre o assunto. 

Atualmente, o algoritmo se baseia em 3 princípios: temporalidade, engajamento e relacionamentos. Ou seja, postagens recentes, que conseguem engajar a audiência e que sejam de pessoas ou marcas com a qual o usuário tem um longo relacionamento, irão ser impulsionadas pelo algoritmo. 

O que prejudica o algoritmo do Instagram? 

Em geral, quando as pessoas questionam isso, na verdade, querem entender o que faz o alcance delas caírem ou a interação ser baixa. E, conforme falamos anteriormente, é complicado pensar em uma só coisa que pode te prejudicar. Afinal de contas, existem inúmeros algoritmos operando e sendo atualizados constantemente.

Mas uma coisa é fato, existem alguns comportamentos dentro da plataforma que podem prejudicar a sua performance, conforme listamos abaixo: 

  • Publicar material em baixa qualidade;
  • Priorizar quantidade ao invés de qualidade;
  • Ir contra as diretrizes da plataforma;
  • Comprar seguidores;
  • Interagir excessivamente (o que pode ser interpretado como um robô);
  • Ignorar as hashtags ou utilizar as proibidas;
  • Não fazer stories. 

E o que fazer para se destacar na plataforma? 

Com toda certeza, essa é a pergunta de um milhão de dólares! E, infelizmente, sem uma resposta exata ou uma receita de bolo para seguir. O que podemos dizer para você é: mantenha uma constância e se conecte com o seu público, criando confiança e desejo acerca da sua mensagem e/ou produto.

Esteja atento também aos seguintes pontos: 

  • Descubra os melhores horários para postagens;
  • Desenvolva uma relação duradoura com os seus seguidores;
  • Crie conteúdos que as pessoas queiram compartilhar;
  • Tenha uma identidade visual;
  • Produza imagens e vídeos de qualidade;
  • Conheça e entenda a sua audiência;
  • Crie conteúdos de qualidade;
  • Não abandone o Instagram Stories;
  • Tenha uma bio clara e objetiva;
  • Não se esqueça de usar as hashtags;
  • Considere utilizar os influenciadores.

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