Em abril deste ano Instagram finalmente abriu sua Plataforma de Anúncios no Brasil, informação divulgada no próprio perfil oficial da rede: “Nas próximas semanas, começaremos a veicular anúncios no Brasil gradualmente. Para ter certeza de que os anúncios são criativos e interessantes, iniciaremos apenas com algumas marcas que já produzem ótimo conteúdo no Instagram”, diz a postagem que comunica a novidade, acompanhada de uma imagem exemplificando o modelo de anúncio padrão, que será sinalizado com “patrocinado”. A veiculação de publicidade no Instagram já era permitida desde 2013 nos Estados Unidos e em 2014, em outros países como Austrália e Canadá.
Agora fotos e vídeos de anunciantes terão uma marcação com a palavra “patrocinado” acima da imagem. E os usuários poderão esconder os anúncios e também enviar comentários sobre eles. Dentre as primeiras marcas no Brasil que começaram a anunciar na rede estão: Visa, Vivo, Volkswagen, Avon, Closeup, Coca-Cola, Mitsubishi e Mondelez.
Sempre preocupados com a experiência dos usuários e a riqueza dos conteúdos publicados no Instagram, o diretor de desenvolvimento de marcas, Fabricio Proti, afirma: “O Instagram é um espaço para expressão e criatividade. Estamos muito animados com as campanhas que as agências e as marcas desenvolveram para o Instagram e temos certeza que agregará ao conteúdo de alta qualidade que a nossa comunidade já se dedica tanto em produzir”.
O Instagram também informou que as principais agências que passarão a elaborar companhas na rede são: Africa, Almap, CuboCC, DM9DDB, F.biz, JWT e Wieden+Kennedy. “O Instagram é uma das plataformas digitais mais inspiradoras que temos atualmente. Um lugar onde as pessoas querem ver fotos bonitas, criativas, engraçadas, onde o velho chavão ‘uma imagem vale por mil palavras’ é totalmente verdadeiro. Colocar marcas ali e fazer com que elas sejam amadas não é uma tarefa fácil. Por isso, criamos pequenas histórias para que as pessoas se identifiquem com o conteúdo. Histórias nas quais, beleza é fundamental”, afirma Luciana Haguiara, diretora de criação digital da AlmapBBDO.
O Instagram possui cerca de 300 milhões de usuários ativos, divididos entre 53% de mulheres e 47% de homens, ambos com faixa etária entre 18 e 34 anos, correspondendo 67% dos usuários. 70% desse público são dos Estados Unidos da América (EUA) e o Brasil ocupa o 5º lugar de países no ranking.
A rede também é utilizada para os negócios, em que 86% das grandes empresas do Brasil possuem perfis no Instagram.
Outros dados importantes: 7% dos usuários acessam a plataforma todos os dias, sendo que 35% o fazem mais de uma vez por dia. Em média, um usuário gasta 257 minutos por mês nela. A cada segundo, há 8.500 likes e 1.000 comentários. Calcula-se que o nível de interação seja 15 vezes maior do que o do Facebook. As marcas postam, em média, 5,5 vezes por semana. 54% promovem suas fotos por meio do Facebook.