As principais tendências para a inovação em gestão são focadas em facilitar atividades de rotina, tornando-as automatizadas. Por isso, a tecnologia continuará aparecendo como a grande aliada do setor. As ferramentas digitais, cada vez mais intuitivas e completas, chegam para trazer economia, dinamismo, flexibilidade, mobilidade e, acima de tudo, modernidade na gestão de pessoas.
Com todo o avanço da tecnologia, as pessoas e suas relações mudam o tempo todo. Logo, um setor que lida com isso precisa se manter atualizado se quiser obter bons resultados, o que inclui adotar novas práticas e definir melhores estratégias, alinhando-as com a realidade do negócio.
Vamos listar algumas das últimas tendências em inovação de gestão para melhorar a experiência dos colaboradores. Elas estarão cada vez mais presentes no dia-a-dia das empresas. Confira!
Basicamente, a Inteligência Artificial se refere à possibilidade de as máquinas aprenderem determinados comportamentos e ações conforme elas são utilizadas. Adotar sistemas que consigam colocar os dados colhidos em uso de forma inteligente através de previsões e recomendações automáticas e personalizadas, a fim de auxiliar na tomada de decisões e impulsionar resultados é uma maneira de utilizar a I.A. em sua empresa.
Fazer uso de ferramentas que apresentam o desempenho de cada membro da equipe e das diversas equipes de uma empresa ajuda e muito a gerir e analisar o seu desempenho. As novas tecnologias voltadas para isso apresentam resultados por meio de planilhas e gráficos que permitem a visualização e a avaliação de toda a equipe. Analogamente, escolhendo os indicadores que pretende analisar, o gestor pode conhecer como distribuir as tarefas e conhecer o tempo de execução de cada colaborador.
Saber identificar as lideranças na equipe também é uma tendência para melhor gerir a distribuição de tarefas em uma empresa. A liderança desempenha um papel fundamental para o sucesso de um negócio, por isso, deve ser parte da sua estratégia. Em geral, bons líderes têm um relacionamento saudável com os colaboradores e estão preparados para implantar novas práticas a todo momento, seguindo o que for determinado pela organização. Diante disso, é cada vez mais importante identificar as pessoas que têm essas capacidades e saber retê-las na empresa.
Já estamos acostumados com a presença de chatbots para o atendimento ao cliente, contudo, essa tecnologia tem se mostrado bastante eficiente para auxiliar no processo de integração e onboarding de novos colaboradores. Os chatbots oferecem um canal onde é possível tanto transmitir os valores e a visão da empresa, por exemplo, como também facilitar o diálogo e colher dados para análises futuras.
Analisar os dados coletados de cada colaborador também tem se mostrado um ótimo aliado para melhorar a gestão de pessoas. O People Analytics é capaz de coletar, processar e cruzar inúmeros dados sobre cada colaborador. Assim, conhecendo suas habilidades e avaliando sua performance diretamente, é possível utilizar suas aptidões de forma mais estratégica para o negócio.
Implementar todas essas tendências para melhor gerir uma empresa é um desafio e tanto, mas não é algo impossível. A tecnologia é uma grande aliada para que as atividades pertinentes ao gestor de recursos humanos possam ser desempenhadas de forma rápida e eficiente. Prova disso é que grande parte das novidades aqui apresentadas estão relacionadas com a transformação digital. Conheça tudo que a Gamefic pode te oferecer para alcançar seus objetivos.